Tente ligar o pc com o mínimo de componentes possíveis, tire o cabo de força dos HDs, ligue com apenas um módulo de memória (teste com um e depois com outro caso tenha dois). Desligue também todos os outros coolers e deixe apenas o do processador ligado.
Eis seus ensinamentos:
Placas com curto podem não ligar, ou causar travamentos aleatórios durante o uso. Em situações mais extremas, e raras, o curto pode queimar algum componente importante, inutilizando a placa definitivamente.
Então, o modo mais fácil de queimar algo é tirando o cooler para impedir que tal peça consiga se resfriar ao mesmo tempo em que esquenta. Dessa forma, dê prioridade para a retirada, ao menos, do cooler da placa gráfica. Em seguida, abra um jogo que exija bastante dela e aguarde até que seu computador quase pegue fogo.
Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Se as ventoinhas começarem a girar, é sinal de que a sua fonte está funcionando normalmente e a razão de o computador não estar ligando é outra. Caso não funcione, você acabou de descobrir o provável problema.
A primeira ação que pode ser tomada por um usuário que notar algum tipo de problema com seu periférico, é acessar o "Gerenciador de Dispositivos" do Windows. Nele, é possível verificar o status atual do seu respectivo driver.
Dicas para corrigir problemas comuns em drivers no Windows
Outra causa comum de travamentos na placa de vídeo é ter um driver antigo ou incompatível com a placa instalado no computador. Para checar se o driver da sua placa está corretamente instalado vá em “Painel de Controle”, depois clique em “Hardware e Sons” e em seguida em “Gerenciador de Dispositivos”.
Clique com o botão direito no dispositivo e selecione a opção Propriedades, como mostra a tela abaixo. Na janela que se abre, clique na guia “Driver”; Verifique a versão do driver instalado do dispositivo.
Versão do driver
Isso é possível pois durante a instalação do sistema operacional, o Windows cria a pasta \System32\DriverStore que tem cerca de 2 GB, armazenando ali os drivers utilizados pelo Windows.
Descubra como identificar o chipset intel do seu computador
O chipset é um componente fundamental para o funcionamento do PC. O nome se refere a um conjunto de circuitos integrados que são responsáveis por fazer com que todos os componentes do computador, desde o disco rígido até o processador, possam trocar informações e assim realizar as tarefas que exigimos deles.
Como descobrir o modelo da sua placa-mãe via prompt de comando?
Expanda os dispositivos do sistema. Clique duas vezes no dispositivo de chipset Intel da lista. Selecione a guia Driver. Clique em Atualizar driver.
Ligue o computador.
Veja como:
Clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo instalado e clique em Atualizar Driver, após Pesquisar automaticamente software de driver atualizado.
Baixe o instalador do driver Combined Chipset e Radeon Graphics e execute-o diretamente no sistema que deseja atualizar. Este instalador baixará e instalará apenas os componentes de que seu sistema precisa para estar atualizado. Nota: É necessária uma conexão com a Internet.
Essa mensagem acontece quando o driver de algum dispositivo PCI nao foi corretamente instalado ou está ausente. Esse dispositivo PCI muito provavelmente deve ser uma placa de rede local ethernet mas pode ser uma antiga placa fax modem. ... Se por acaso for uma placa fax modem, pode retirá-la do computador. Serve para nada.