A incerteza é um parâmetro que indica a qualidade de uma medida de uma forma quantitativa. A noção de incerteza é importante a partir do momento que afirmamos algo sobre o mundo externo, sob o qual não temos absoluto conhecimento.
O que é incerteza de medição? Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia, incerteza de medição é um “parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas”.
Incerteza Expandida (U) A incerteza expandida corresponde a uma combinação de todas as fontes de incerteza obtidas no processo de medição multiplicada pelo fator de cobertura, que é o fator k. Ou seja, é a incerteza combinada multiplicada pelo fator k.
É a raiz quadrada da soma dos valores indicados menos à média dos valores indicados elevado ao quadrado dividido pelo número de medições menos um.
Incerteza é um termo usado, com diversos significados, em muitos campos, incluindo filosofia, física, estatística, economia e finanças, psicologia. Pode referir-se a uma situação em que não se pode prever exatamente o resultado de uma ação ou o efeito de uma condição.
Desencadeadores da incerteza
A incerteza expandida U é obtida pela multiplicação da incerteza padrão combinada uc(y) por um fator k. O valor do fator k é escolhido com base no nível de confiança requerido para o intervalo. Em geral, k é usado entre 2 e 3.
Para resolver os exercícios, lembre-se de que:
uc(MB)=√u2(B)+u2(ResB)(4.
(Neste caso, como a balança do exemplo tem capacidade máxima de 3 kg, ou 3000 g, então de 2000 g até 3000 g o erro máximo permitido é de ±1,5e, ou ±1,5 g. Ou seja, para a balança do exemplo, de 0 a 500 g ela não pode errar e de 500 g até 3 kg ela pode errar 1 g.
A resolução é a menor divisão da balança, ou seja, é a menor indicação observada na balança. ... Por exemplo: se a tolerância do seu processo de pesagem for ± 0,03 g, a resolução da balança deve ser menor ou igual a 0,003 g.
Incerteza de uma medida é quando não são conhecidas as tolerâncias de calibração dos instrumentos de medição utilizados. Incertezas estão associadas às dispersões das medidas, variações fenomenológicas inerentes à medida e ao processo de medida. Todas as medidas possuem Incertezas.
ERRO DE MEDIÇÃO: é a diferença entre o valor indicado pelo sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurando. Matematicamente, o erro de medição pode ser calculado de uma forma muito simples pela equação 1.
A resolução é a menor indicação que pode ser observada no instrumento, por exemplo, em um termômetro digital a indicação do valor medido é realizada de 1ºC em 1ºC, assim a resolução do termômetro é de 1ºC. ... É recomendável que a resolução do instrumento de medição seja de 1/10 da tolerância do processo.
Dessa forma, a lei tem uma certa tolerância, evitando aplicar multas dentro de certos limites. ... Quando se trata dos eixos, a Lei da Balança é ainda mais flexível, pois a tolerância é de 10%. Ultrapassado esse limite, aplica-se a multa, mas o transbordo só será necessário quando o percentual superar 12,5%.
Resolução X Precisão A resolução é o menor valor que você pode medir com um instrumento de medição. Nos instrumentos digitais é a variação que ocorre no último dígito. ... A precisão está relacionada com a dispersão dos resultados em torno de um valor médio e pode ser quantificada através do desvio padrão das medições.
De um instrumento de medida, algumas vezes chamada de “capacidade de leitura” é uma medida da “fineza do detalhe revelado” pelo instrumento de medida. É basicamente uma medida do menor incremento mensurável. É uma medida da menor quantidade mensurável por um instrumento particular.
A exatidão mostra que o valor da medida está muito próximo do valor real, e a precisão indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras.
Em engenharia, ciência, indústria e estatística, precisão é o grau de variação de resultados de uma medição. Não é o mesmo que exatidão, que se refere à conformidade com o valor real. A precisão tem como base o desvio-padrão de uma série de repetições da mesma análise.
Entende-se como precisão a proximidade entre os valores obtidos pela repetição do processo de medição, ou seja, é a tolerância do erro de medição para determinado medidor.
Segundo o item 2.
Para medir exatidão e precisão, mede-se repetidamente a mesma grandeza: · Exatidão é dada pela diferença entre a média dos resultados de suas medições e o valor verdadeiro das medidas. · Precisão é dada pelo desvio padrão dos resultados de suas medições.
1 Determinar a medida ou a grandeza de algo utilizando um instrumento de medição; mensurar. 2 Avaliar algo de maneira aproximada, sem uso de instrumentos de medição; calcular. 3 Ter determinado comprimento, altura, extensão etc.
A melhor maneira de prevenir esse tipo de erro é realizando uma grande quantidade de medições, o que vai permitir neutralizá-los por meio do estabelecimento de um valor médio. Um exemplo desse tipo de erro seria o desvio de pontaria na leitura de distâncias horizontais.
Quando efetuamos uma medição estamos sujeitos a diversas formas de erros, dentre os quais podemos citar: grosseiros, aleatórios, acidentais, sistemáticos, inserção ou paralaxe.