As medidas antropométricas aferidas ao nascimento são: peso, comprimento, perímetro cefálico e perímetro torácico.
O recém-nascido pode ser pequeno, porque os pais são pequenos, porque a placenta não teve um funcionamento normal, porque a mãe tem um problema de saúde ou usou drogas, fumou ou consumiu bebidas alcoólicas durante a gravidez.
Diagnóstico da Acondroplasia A Acondroplasia pode ser diagnosticada quando a mulher está grávida, logo a partir do 6º mês de gravidez, através de uma ultrassonografia pré-natal ou ecografia, pois existe uma redução do tamanho e encurtamento dos ossos. ou através de radiografias de rotina aos membros do bebê.
O nanismo é consequência de alterações genéticas, hormonais, nutricionais e ambientais que faz com que o corpo não cresça e se desenvolva como deveria, fazendo com que a pessoa tenha uma altura máxima abaixo da média da população da mesma idade e sexo, podendo variar entre 1,40 e 1,45 m.
O nanismo normalmente tem causas genéticas que podem ou não ser hereditárias. Algumas vezes, a baixa estatura resulta de uma parada prematura do crescimento esquelético, causada por uma insuficiência do hormônio do crescimento, secretado pela hipófise (nanismo hipofisário).
A taxa de mortalidade de uma pessoa com nanismo é duas vezes maior e a expectativa de vida média é diminuída em dez anos5 em relação à população geral. Não existe, até o momento, tratamento para a doença, a não ser ações pontuais focadas nos sintomas.
Quando ambos os pais têm nanismo, as chances de uma criança nascer com o nanismo são maiores do que na população em geral. Existe uma chance de 50% de que a criança herde um gene de cada tipo, mas uma chance de 25% de que o bebê tenha dois genes anão.
Anão – Muitos usam o termo para falar sobre anão com todos, menos com um anão. Para fugir das ciladas, adotemos pessoa com nanismo. Baianada – Usado por parte da sociedade em vários pontos do País — com a óbvia exceção da Bahia — como sinônimo de coisa ou manobra ruim, errada, mal feita.
1. Que ou quem tem uma anomalia de crescimento que se caracteriza pelo tamanho inferior à média dos indivíduos do mesmo sexo e idade; que ou quem sofre de nanismo.
Além da mudança de “orcs” para “orques”, a nova tradução brasileira de O Senhor dos Anéis também trará uma outra mudança: a palavra “anãos”, usada como o plural de “anão”.
1 Que ou aquele que apresenta pouca estatura ou cuja estatura é muito inferior à média; gente pequena.
aldeão – aldeãos, aldeões, aldeães. anão – anões, anãos. ancião – anciãos, anciões, anciães.
Olá! Caso você se refira mesmo ao coletivo, o correto é dizer que o coletivo de anão é o mesmo que o de pessoas, já que anões são pessoas: roda, magote, multidão e etc.