“Sonhar acordado” é comum. ... Contudo, há pessoas para quem sonhar acordado é um problema de saúde. São viciados nos seus sonhos e sofrem de uma condição chamada Maladaptive Daydreaming (MD), inglês para sonhos compulsivos ou mal-adaptados.
A dor em sí é gerada pela sua mente, no sonho tu sente uma facada é como tu estar levando uma tambem, a reaçao e dor é a mesma, mas na hora que se acorda isso passa em questao de 0,1s. Os sonhos/pesadelos mais pesados pelo que eu andei vendo, sao gerados por estresse fisico e mental.
Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.
A resposta curta é sim, é real. Seguindo a definição mais ampla do sonho lúcido – ou seja, percebendo que você está sonhando dentro do próprio sonho – acho que muitas pessoas tiveram essa experiência.
No sonho comum, as imagens, pensamentos e fantasias acontecem de forma independentemente de nossa vontade consciente. Já no sonho lúcido, temos a consciência de estar sonhando e podemos, então, agir deliberadamente com ou contra essas imagens, pensamentos e fantasias.
Se você já sonhou que estava caindo de um prédio e acordou assustado na cama, você sabe muito bem como é isso! O Descartes então pergunta: Como podemos saber se não estamos sonhando? Quando um sonho é muito vívido, nós só descobrimos que estamos sonhando quando acordamos.
Sonho lúcido é aquele em que você sabe que está sonhando e, tendo essa consciência, pode até mesmo controlá-lo. Durante um sonho desse tipo, são ativadas algumas áreas cerebrais relacionadas à autopercepção, aos pensamentos e emoções e à tomada de decisão.
Como ter um sonho lúcido?
Mas a maioria de nós não tem consciência de que está sonhando - isso significa que não consegue controlar o que acontece nos sonhos. Mas há um pequeno grupo de pessoas capazes de fazer isso. São os chamados sonhadores lúcidos. Eles conseguem decidir como transcorrem seus sonhos.
Sim, dizem os especialistas: é possível tomar a rédea de um sonho e determinar seu enredo, seus cenários, até as pessoas que nele aparecerão. Basta que você tenha o que se convencionou chamar de sonho lúcido. ... E o psicólogo americano acabou criando um método para induzir sonhos lúcidos (leia mais no quadro abaixo).
Mas desenvolver essa capacidade também pode ser uma boa forma de terapia para quem sofre com pesadelos.
Onironauta (do grego óneiros, sonho, e náutés, navegante/explorador) é uma pessoa que explora sonhos lúcidos, dominando-os e conduzindo seus eventos. Um onironauta tem a capacidade de sonhar o mesmo sonho mesmo depois de acordar e dormir de novo.
O que é insônia? É a dificuldade de pegar no sono ou de mantê-lo durante a noite. Já se caracteriza como insônia quando você passa mais de meia hora na cama tentando dormir e não consegue. Também quando sabe que os despertares noturnos vão trazer problemas pela manhã.
A dificuldade para dormir também pode ser um sintoma ou efeito colateral de outro problema. Esse tipo de insônia é frequentemente sintoma alguns tipos de problemas de causas internas, como doenças emocionais, neurológicas ou mesmo sistêmicas. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
O fato de sentir sono e não conseguir dormir pode ser sim uma característica clínica de quem tem insônia. Os insones permanecem constantemente em um estado de hiperalerta, ou seja, todo o sistema nervoso está ativado a maior parte do tempo, o que impede a capacidade de relaxamento, por exemplo.
A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia, que pode se manifestar por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos.
Dor de cabeça, bocejos, cansaço excessivo e mau humor. Todos esses sintomas podem aparecer depois da falta de sono durante a noite.