A disquesia (do grego dys = distúrbio, desarranjo + chézein = defecar) é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal do lactente em que ele pode sentir vontade de fazer cocô sem evacuar de fato, ou precisar de muito esforço e tempo para tal.
Até por volta dos 6 meses de vida, as crianças podem apresentar um fenômeno chamado “disquezia do lactente”. Elas podem ficar vários dias sem evacuar, e quando o fazem ficam vermelhas, fazem força, se esforçam, parecem estar sofrendo. Mas, quando saem, as fezes são normais.
Significado de Disquesia substantivo feminino [Medicina] Dificuldade para defecar, para expelir os excrementos (fezes ou urina) ou evacuação dolorosa.
Se o seu bebê estiver com o abdômen distendido, fizer muita força para evacuar ou chorar muito com as cólicas, ele pode estar com o intestino preso. Número de evacuações maior do que o normal e fezes amolecidas indicam desarranjo intestinal.
A consequência mais comum de ficar segurando as fezes é ficar com prisão de ventre porque as fezes permanecem mais tempo no intestino, onde há absorção de água, e por isso elas ficam mais ressecadas e difíceis de sair.
Quais as dicas para tratar e prevenir a prisão de ventre na gravidez?
Alguns obstetras recomendam laxantes de uso oral, que podem demorar um pouco a fazer efeito, mas que são seguros para serem usados na gravidez, como é o caso da lactulose (Duphalac, Lactuliv, Colact) por exemplo, que ajuda a amolecer as fezes, facilitando a evacuação.