O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas. Vale notar que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova.
Resposta: Os valores de campo elétrico e potencial elétrico podem ser nulos também, no caso de não haver cargas elétricas em nenhum ponto estudado, ou da soma de campos elétricos gerados por mais de uma carga se anularem, como a Cah falou.
- módulo: o módulo do campo elétrico em um ponto P é dado pela equação acima. - direção: é a mesma da força elétrica . - sentido: é o mesmo da força elétrica se q > 0 e sentido contrário se q < 0. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do campo elétrico é N/C (newton/coulomb).
Fórmula. O potencial de um ponto pertencente a um campo elétrico é encontrado dividindo-se o trabalho pelo valor da carga. Esse valor é sempre medido em relação a um ponto de referência. Ao se definir um ponto de referência, convenciona-se que o potencial neste ponto é nulo.
Dessa maneira, um potencial elétrico de uma carga só será exatamente igual a 0 quando a distância entre o ponto onde se deseja medir um potencial nulo e a carga for infinitamente grande.
Superfícies equipotenciais são superfícies de um campo elétrico, onde todos os pontos apresentam mesmo potencial elétrico, ou seja, suas linhas de força são sempre perpendiculares a sua superfície. ... Se um condutor elétrico apresenta equilíbrio em sua superfície, esta superfície é equipotencial.
Uma propriedade importante – Duas linhas de força de um mesmo campo elétrlco nunca se cruzam. ... Mas, isso não pode acontecer, pois pela propriedade fundamental do campo elétrico, em cada ponto só existe um vetor campo, perfeitamente determinado em intensidade, direção e sentido.
Por convenção, as linhas de força têm a mesma orientação do vetor campo elétrico, de modo que para campos gerados por cargas positivas as linhas de força são divergentes (sentido de afastamento) e campos gerados por cargas elétricas negativas são representados por linhas de força convergentes (sentido de aproximação).
A força elétrica entre duas cargas com o mesmo sinal é repulsiva.
A lei de Coulomb nos permite calcular a força elétrica que existe entre dois corpos eletricamente carregados e é considerada a base de todos os estudos da eletrostática.
A força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas. Sendo assim, quanto maior a distância entre os corpos eletrizados (d), menor será a interação entre as cargas (F). Admitindo-se que a distância duplica, triplica e quadruplica, observe a variação da força elétrica.
A lei de Coulomb é uma importante lei da Física que estabelece que a força eletrostática entre duas cargas elétricas é proporcional ao módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
1. - A força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância r que separa as cargas ou seja : (F α 1/r²). ... A unidade de medida de carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o " coulomb" - símbolo: C.
No Sistema Internacional de unidades (SI), a intensidade da força elétrica (F) é expressa em newton (N). Os termos q1 e q2 da fórmula correspondem aos valores absolutos das cargas elétricas, cuja unidade no SI é coulomb (C), e a distância que separa as duas cargas (r) é representada em metros (m).