Embora tenha causas naturais, os principais determinantes da desertificação estão associados com práticas antrópicas, como as queimadas, o desmatamento, a mineração, a irrigação incorreta e o uso intensivo do solo pela agropecuária.
É um processo decorrente da manipulação intensiva, quando o solo perde sua porosidade pelo adensamento de suas partículas. Na agricultura, a compactação do solo se dá pela influência de máquinas agrícolas, tais como tratores e colheitadeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado.
A lixiviação, neste sentido, ocorre quando o solo fica demasiadamente exposto (por causa de desmatamento, queimadas ou sobrepastoreio) e, com a ação gradativa das chuvas vai tendo seus materiais arrastados tornando-se primeiro infértil, e depois, podendo ocasionar erosões graves (voçorocas) dependendo do tipo de solo e ...
Clima: a ação das chuvas, a intensidade da radiação solar, a direção e força dos ventos, as variações de temperatura, são fatores que influenciam diretamente os processos erosivos.
só temos que ter medo dos vivos
Bom, o processo erosivo ajuda a formar o relevo por meio do estrago causado no solo já que a erosão promove esse deterioração na terra que acontece por causa da locomoção de sedimento e também do escoamento da água.
O método de cultivo visualizado na imagem é o de terraceamento ou curvas de nível. Essa prática dificulta a erosão laminar pela água das chuvas ou da irrigação, já que é retirada a declividade do terreno a partir dos terraços (degraus) feitos no relevo irregular.
O terraceamento é uma técnica que visa à proteção do solo contra as erosões causadas pelo escoamento acelerado da água em áreas de vertentes. ... Mesmo assim, é possível a utilização dessa técnica para o cultivo em agricultura intensiva.