A concepção de sustentabilidade pressupõe uma relação de equilíbrio com o meio ambiente em sua totalidade o que contribui diretamente com a qualidade de vida da sociedade. Qualquer ação humana deve respeitar os ciclos naturais, o tempo de recomposição dos recursos e seus limites.
Já a Responsabilidade Social possui um foco mais direto nas obrigações que as empresas têm com a sociedade e o meio ambiente. ... Além disso, temos observado que, quando o tema é sustentabilidade, a discussão muitas vezes se restringe à questão ambiental. Ser sustentável é, na mesma proporção, ser responsável socialmente.
A sustentabilidade e a gestão de pessoas Trata-se de um movimento, apesar de crescente, ainda não totalmente institucionalizado na sociedade e nas organizações privadas. À medida que o conceito se dissemina no contexto sócio-organizacional, as empresas passam por novos estágios de evolução.
Por sua vez, a responsabilidade social igualmente é um importante instrumento de atuação na gestão das águas, dado que sua implementação visa garantir uma relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais se relaciona, além do estabelecimento de metas que enaltecem o desenvolvimento ...
A empresa é socialmente responsável e sustentável quando vai além da obrigação legal de pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores ou preservar o meio ambiente.
Responsabilidade social (RS) é um conceito que engloba as ações voluntárias de empresas que atuam em benefício do seu público, tanto interno quanto externo. ... Dentre essas ações, estão aquelas voltadas para o benefício da sociedade e também do meio ambiente.
A responsabilidade global requer respeito por todos os seres humanos. Responsabilidade é usar nossos recursos para gerar uma transformação positiva. Uma pessoa responsável realiza a tarefa designada ao manter-se fiel ao objetivo. As tarefas são cumpridas com integridade e razão de ser.
Como desenvolver a autorresponsabilidade?
Como a falta de autorresponsabilidade se manifesta no trabalho? ... tensão no local de trabalho; obstáculos na comunicação interna.
Para aceitar a culpa, você primeiro precisa reconhecer que errou. Reflita sobre suas palavras e atitudes para ter consciência de quais foram os deslizes cometidos. Tente criar uma perspectiva mais ampla do que aconteceu e ponderar sobre os motivos para ter agido dessa maneira.
Para assumir novas responsabilidades, é necessário abrir sua mente e desenvolver a capacidade de julgamento das situações. Isso pode ser feito ao se observar todos os lados de uma mesma situação e ter humildade de perguntar às outras pessoas sobre aquilo que ainda não se sabe.
A diferença entre a culpa e a responsabilidade é que a culpa paralisa enquanto a responsabilidade mobiliza. O culpado fica estagnado no erro, a remoê-lo, a martirizar-se, sem conseguir sair dali.
Resposta: Uma pessoa é responsável quando desempenha suas obrigações e assume as consequências. Mas, ela é reconhecida ainda mais pela responsabilidade quando manifesta proatividade e é espontânea em suas realizações. Ou seja, quando age sem esperar alguém fazer um pedido ou exigência.