Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.
Uma série sinonímica apresenta-se-nos com pequenas gradações semânticas quanto a diversos domínios: O sentido abstrato ou concreto; o valor literário ou popular (fenecer / morrer); a maior ou menor intensidade de significação (chamar / clamar / bradar / berrar); o aspecto cultural (escutar/auscultar) e tantas outras.
Hiponímia = demarcando o oposto do conceito da palavra anterior, podemos afirmar que ela representa cada parte, cada item de um todo, no caso: maçã, banana, laranja, melão e melancia. Essas são palavras hipônimas.
Paráfrase é um tipo de texto elaborado com base em outro já existente e conhecido pelos leitores, mantendo a ideia do texto original. ... Parafrasear significa “Interpretar um texto com palavras próprias, mantendo seu sentido original” (in Dicio.com.br).
Uma paráfrase é uma nova afirmação do sentido de um texto ou passagem usando outras palavras. Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. ... Por exemplo, "o sinal estava vermelho" pode ser parafraseado como "o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho".
A Paráfrase é um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de 'tradução' dentro da própria língua. ... Não fazer qualquer comentário acerca do que se diz no texto original.
Sim, por meio da paráfrase! A paráfrase é um recurso usado por autores para fazer uma referência a outro texto. Nele, há uma troca de palavras em relação ao texto referenciado, mas o conteúdo principal do original permanece.
Para uma boa paráfrase, é preciso seguir certos princípios básicos, como: organizar as ideais conforme aparecem no texto original para não perder a sequência lógica; não deixar de colocar as informações essenciais do texto referencial, o que é imprescindível; não se deve incluir informações ou ideias próprias que não ...
Para elaborar uma boa paráfrase, é preciso ler bem o texto e identificar alguns aspectos importantes e isso nós fazemos em dois momentos de leitura: leitura inspecional, a fim de buscar os principais dados do texto (autor, assunto, tema) e leitura atenta, cujo objetivo é levantar os referenciais do texto lido (gênero ...
Há dois tipos de paráfrase e elas se diferenciam pela forma como o texto original é recondicionado: na reprodutiva há uma síntese e reiteração; na criativa ocorre a expansão do conteúdo temático.
Paráfrase criativa é aquela que mantém o sentido do texto original, mas se distancia da sua forma, estrutura, função e estilo de linguagem ou até mesmo do tipo de texto ou gênero discursivo. É o caso, por exemplo, de uma paráfrase de um poema feita a partir de um desenho, de um conto, de um artigo de opinião etc.
Principais características
A intertextualidade é um recurso realizado entre textos, ou seja, é a influência e relação que um estabelece sobre o outro.
Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.
A intertextualidade pode ser classificada conforme sua relação com o texto fonte, isto é, se aparece de forma direta (explícita) ou indireta (implícita). ... Explícita: os leitores identificam a intertextualidade de forma rápida por elementos e relação direta estabelecida com o texto fonte.
A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).
As Relações Intertextuais Mais Comuns 1 – Intertextualidade Estrutural – Consiste no emprego de modelos preexistentes para a produção de textos. ... 3 – Intertextualidade referencial – Consiste na citação de outros textos ou alusão a eles.
Como vocês perceberam, a estilização, portanto, é um tipo especial de paráfrase. Nela a concordância com o texto original se dá em linhas mais gerais, no campo das idéias, mas a forma de expressão dessas idéias é tão particularizada que dizemos que ela há um “estilo” próprio.
Epígrafe: Um texto inicial que tem como objetivo a abertura de uma narrativa. Trata-se de um registro escrito introdutório que possui a capacidade de sintetizar a filosofia do escritor. Citação: Referência a uma passagem do discurso de outrem no meio de um texto.
Isso significa que alguém, ao escrever seu texto, estabelece, propositadamente, uma ponte, um elo, com um texto anterior, que chamamos de texto matriz. Esta relação pode ser harmônica (o texto derivado e o matriz têm ideologias semelhantes) ou desarmônica (o texto derivado diverge do texto matriz).
substantivo feminino Processo que remove os detalhes de uma figura para melhor identificá-la. Ação de atribuir estilo, forma própria e diferente, a alguma coisa: estilização do restaurante; estilização da própria roupa. Ação ou efeito de estilizar; ação de reduzir a uma linha geral ou representar através de símbolos.
O que é estilização? Vem de estilo, você faz uma imagem ao seu estilo, foge do padrão realista. Enquanto vemos muitas imagens buscando a cópia, quem estiliza a imagem faz colocando e até exagerando seu traço, para que ele seja facilmente reconhecido como seu, que vai ao seu estilo.
Simplificar uma figura dando-lhe aspecto decorativo; reduzir a linhas gerais: estilizar uma flor. Dar estilo a: estilizar a língua falada.
Agora, desenho estilizado é aquele que elimina o máximo de detalhes da figura sem que a mesma perca a sua forma (identificação) como placa de banheiros, trânsito, etc..
Bem uma imagem naturalista é a arte que se refere a descrição de objetos realísticos ambientes naturais e uma imagem estilizada é quando temos uma imagem que ao seu estilo, foge do padrão realista.