Platão foi um dos grandes pensadores da filosofia grega, cujo nome é uma referência na história da filosofia. Platão era um discípulo de Sócrates que foi seu grande mestre. Sócrates é o protagonista de muitas das obras de Platão, obras que são escritos em forma de diálogo e em que Sócrates como uma referência da sabedoria é um dos protagonistas da conversa.
O discurso em forma de diálogo permite reflexão que aumenta o uso de perguntas. Um método actualmente também usado para treinamento, disciplina ajuda na treinador torna adequado para atender o cliente suas perguntas por si mesmo perguntas. Sócrates é diálogos de Platão, o sábio que traz luz para espiar através de perguntas carregado lucidez.
diálogo platônico não é um diálogo no sentido estrito, enquanto interlocutores de Sócrates exercitar mais o papel de responder às perguntas do professor que orienta o diálogo de forma consciente.
Platão se opõe a sua própria filosofia à prática dos sofistas, retóricos que acreditam que através da linguagem é possível convencer a sociedade através relativismo da verdade. Um dos principais objectivos dos diálogos platônicos é alcançar a verdade sobre um determinado assunto, uma verdade que é diferente da opinião subjectiva.
Existem diferentes diálogos que fazem o trabalho de Platão: O simpósio, A República, Parmênides, leis, Timeu, Górgias, Letras e Teeteto. Em essência, o diálogo faz parte do método utilizado por Platão para a filosofia. Sócrates não escreveu nenhum de seus pensamentos, no entanto, este mestre do conhecimento passou à história por seu discípulo Platão apresentado a ele além de seu tempo através de seu trabalho.
A figura de Sócrates era uma referência ética para Platão como uma busca da verdade e dignidade estão em causa. Cada caixa tem um tema de fundo que se torna o argumento conversa: amor, bondade, verdade, virtude, estar e beleza são alguns dos temas abordados em suas obras. Diálogos também têm um componente literária.