E metafilosofia mostra a filosofia da filosofia, de forma paralela, o metaliteratura reflete sobre a literatura de literatura.
Metaliteratura é o exercício de reflexão literária que podem aparecer na obra literária em si e traz luz a ele. Uma forma de reflexão especialmente presente no romance. É uma descrição metarreferencial.
Existem exemplos específicos para ajudar a visualizar o metaliteratura em um trabalho particular. Por exemplo, o autor pode fazer anotações em todo o texto para fazer alguns esclarecimentos e esclarecer um ponto sobre o processo criativo. Deste ponto de vista, através do metaliteratura, a linha entre a ficção pode realmente ser muito fina.
Assim, o autor da obra parece tornar-se um personagem do jogo, por vezes, para se conectar com o leitor buscando seu apelo através de informações específicas. Através deste recurso estilísticas, o autor não só assume um papel mais ativo na trama, mas, também atinge maior transparência na sua intenção criativa para envolver o leitor mais informações.
Metaliteratura também é o gênero que faz literatura em linha própria história de centro temático. Há alguns romances foram transformados em filmes e são um exemplo claro. O ladrão livro descreve a história de uma menina que se refugia na literatura em um ambiente cinza e escuro para encontrar um pouco de luz em sua vida. Um livro que transmite valores importantes como o amor para a leitura.
O filme Ajuda também torna o amor da escrita e da criação de um centro literário do argumento na trama.
Através metaliteratura pode refletir mais profundamente sobre o argumento de uma obra literatira, a sua estrutura, a intenção do autor no uso de algumas palavras e clarificar a definição dos vários gêneros literários.