EQST

De Competncia Do Juizado Especial Cvel As Causas Cujo Valor No Exceda A Quarenta Vezes O Salrio Mnimo?

É de competência do Juizado Especial Cível as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo?

Art. 3º – O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas: I – as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo; II – as enumeradas no art.

Quais os princípios que norteiam a atuação dos Juizados Especiais Cíveis?

O artigo 2º da Lei 9099 de 26 de setembro de 1995, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências, traz o rol dos princípios orientadores e informadores dos Juizados Especiais: oralidade, informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade e a autocomposição.

Qual princípio dos Juizados Especiais permite que os juízes estabeleçam prazos diversos para o mesmo ato processual?

O Principio da autocomposição é um princípio que não este implícito no art. 2º da lei do Juizado Especial, mas é um principio bastante utilizado por este juizado. ... Nos artigos 7, 17, 21 a 26, 53, § 2.º da Lei nº. 9.

O que é o princípio da simplicidade?

Dentro da Lei 9.

São exemplos de aplicação do princípio da oralidade exceto?

Pedido inicial oral nos Juizados Especiais. Previsão da oralidade como princípio informador dos Juizados Especiais. ...

O que é o princípio da oralidade no processo penal?

O princípio da oralidade significa que os atos processuais do processo penal devem ser praticados oralmente na presença dos participantes processuais (arts. ... 348.º a 350.º do Código do Processo Penal - CPP), em especial no que respeita à produção de prova em sede de audiência de discussão e julgamento (art.

Em que consiste o princípio da eventualidade ou da concentração?

A regra da eventualidade (Eventual maxime) ou da concentração da defesa na contestação significa que cabe ao réu formular toda sua defesa na contestação (art. 336, CPC). Toda defesa deve ser formulada de uma só vez como medida de previsão ad eventum, sob pena de preclusão.

O que é o princípio da impugnação específica?

1. Ônus da impugnação específica: tal princípio reza que ao réu recai o ônus de impugnar de forma específica, ou seja, deve refutar todos os fatos alegados pelo autor na petição inicial, sob pena de torná-los incontroversos.