O termo sabático vem do vocabulário hebraico também conhecido por Shemitá, que significa “libertação”, na tradução literal. O ano sabático é descrito no livro sagrado do povo judeu (Torá) como o período de descanso da terra, ou seja, onde os judeus não podiam cultivar a agricultura.
O que é o ano sabático Na maior parte dos casos, o período sabático serve para cuidar de assuntos pessoais, realizar projetos de vida, fazer uma viagem, aprender um novo idioma, ir para um intercâmbio no exterior ou viajar pelo mundo. Vale lembrar que ano sabático não é sinônimo de férias.
Ano sabático é conhecido como o período de 12 meses em que a pessoa se dedica a algum projeto de vida particular, retirando para isso uma licença de suas funções profissionais.
“No final de cada sete anos as dívidas deverão ser canceladas. ... Isso deverá ser feito da seguinte forma: todo credor cancelará o empréstimo que fez ao seu próximo.
No Torá, o livro sagrado dos judeus, ano sabático é descrito como a fase de repouso da terra, onde não podia cultivar a agricultura. Segundo as normas da bíblia judaica, o ano sabático ocorre de sete em sete anos, sendo seis anos de cultivo e um para o descanso e recuperação.