A cor vermelha vem do ácido carmínico, que compõe quase um quarto do peso das cochonilhas e impede a predação por outros insetos. "Em geral, esses insetos são dissecados primeiro. O corante de cochonilha é colocado em vários filtros para remover as partes de insetos", explicou Butler Greendield.
O corante carmim consumido no Brasil é importado do Peru. Bilhões de cochonilhas são mortas para produzir o corante carmim. Setenta mil fêmeas de cochonilhas são mortas para se obter meio quilo desse corante.
Primeiro surgem pequenas bolinhas brancas que se mantêm praticamente estáticas nos caules mais próximos às folhas. Depois, as folhas começam a apresentar manchas e murchar. Logo em seguida, a planta perde vigor a ponto de, em caso extremos, morrer. Esse é um roteiro resumido de um típico ataque de cochonilhas.
Cochonilhas são pequenos insetos parasitas originários do México. Estes insetos pertencem à ordem Hemiptera e são conhecidos por atacarem plantações causando muitas perdas agrícolas. São encontrados em aglomerações nas folhas, frutos, ramos e raízes das mais diversas plantas.
Os pulgões e as cochonilhas são insetos sugadores de seiva, que acabam enfraquecendo as plantas e podem, inclusive, levar à morte do vegetal.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
O controle dessa cochonilha é realizado por meio da aplicação de inseticidas sistêmicos, em formulações líquidas ou granulados, aplicados por via solo na projeção da copa do cafeeiro.
Para combater esse tipo de praga de jardim, passe uma escovinha na planta com água e sabão de coco retirando as partes mais atacadas. Se a cochonilha estiver no substrato, submerja a planta em um vaso de água com umas gotinhas de detergente.
Em casos de grande presença de cochonilhas, deve-se podar e destruir as partes atacadas, ou limpar as folhas e ramos com uma escova ou esponja. Em seguida, aplique na planta uma emulsão de sabão de coco ou detergente neutro e, então, pulverize com solução de óleo mineral a 1% nas horas mais frescas do dia.
Como forma de prevenção, faça fertilizações moderadas, evite podas excessivas, regas abundantes de forma a evitar o crescimento vigoroso destas fruteiras. Elimine os ramos-ladrão do tronco na altura da poda. O tratamento contra esta praga nos limoeiros deve ser iniciado quando aparecerem as primeiras lagartas mineiras.
Para repelir o inseto, aplique na fruteira calda de fumo, que pode ser adquirida na forma líquida no varejo especializado ou preparada no local.
Um paliativo para minimizar o problema é a utilização de calda de fumo, cuja finalidade é repelir os insetos. Misture 100 gramas de fumo de corda com meio litro de álcool e, em seguida, adicione meio litro de água. Mantenha a solução em descanso por 15 dias.
Para o controle dos invasores, recomenda-se a raspagem do tronco nos locais afetados, eliminando as colônias. Outra sugestão para o controle de cochonilhas – que podem debilitar as plantas severamente quando em altas infestações – é a utilização de óleo mineral.
Técnicas para acabar com as formigas
Você pode utilizar o cravo e a canela como mata formiga, basta encher um pote com cravos e colocar no cantinho do ambiente. Obs: Deixe o potinho destampado. Os óleos encontrados no cravo-da-índia são capazes de espantar as formigas sem matá-las.
Controle Químico O uso de produtos químicos é o método mais eficaz para eliminar as formigas cortadeiras. Somente as colônias das saúvas muito jovens podem ser destruídas mecanicamente, por meio de escavação. Entre as quenquéns, porém, o desafio está na descoberta do local dos ninhos.
Cravo-da-índia, folha de louro e casca de tangerina também são eficientes para afastar formigas. Esses ingredientes possuem óleos essenciais com cheiros desagradáveis ao pequeno inseto. Mas eles precisam ser trocados periodicamente.
Em um copo de 200 ml, acrescente metade de água e metade de detergente. Coloque o conteúdo em um borrifador, ou seringa, e aplique nos cantos, frestas e outros possíveis espaços onde possa haver ninhos de formiga. “A mistura de água com detergente é a forma mais eficaz de acabar com elas.