As classes da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. ... Atenas era um Estado que garantia a democracia da minoria às custas da escravidão da maioria.
Ainda que não se saiba muito sobre a hierarquia social deste período, especialistas dizem que abaixo dos reis apresentava-se uma organização militar bastante forte, que era detentora dos lotes de terra. As escalas mais baixas eram compostas de comerciantes, trabalhadores livres e escravos.
Construíram grandes cidades na Grécia, que tinham o palácio como grande centro administrativo. Os palácios micênicos faziam registros, em uma forma de escrita conhecida como Linear B, e contabilizavam as transações comerciais.
A Civilização Micênica considerada uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega pela grande disseminação artística e pela avançada organização política que via as mulheres com igualdade. ... O sistema político e econômico era centrado na figura do rei, mas pouco se sabe sobre a hierarquia social da época.
As civilizações cretense e micênica, ou minoica e micênica, desenvolveram-se por volta de 2000 a. C., na região que compreende o extremo sul da Grécia, tendo assim precedido as cidades-estado da civilização grega, como Tebas, Atenas e Esparta. A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu.
Resposta. Resposta: A Civilização Micênica foi a civilização que se desenvolveu após o domínio da Ilha de Creta e o fim da civilização minoica. ... Por isso, esses povos desenvolveram-se com base na navegação, e dominaram técnicas para usar os mares como meio de contato com outras civilizações.
- Período Creto-micênico: chegada dos povos arianos (aqueus, eólios, jônios e dórios), os micênicos (aqueus) dominam o mar Egeu ao conquistar Creta, terminou com a 1ª diáspora grega (com a violenta invasão dórica, a população fugiu pro interior e pra Ásia Menor).
Período minoico A civilização minoica durou de 2500 a.C. a 1400 a.C., aproximadamente. Seu nome é derivado do lendário rei Minos, e sua capital ficava em Cnossos. O palácio da cidade era enorme, ocupando uma superfície de 2,2 hectares. Grandes cidades se desenvolveram em volta de outros palácios minoicos.
Além desse período considerado como inicial, os historiadores dividem ainda a existência da civilização da Grécia Antiga em mais quatro períodos: Pré-Homérico – do século XX ao século XII a.C.; Homérico – do século XII ao século VIII a.C.; Arcaico – do século VIII ao século VI a.C.; Clássico – do século V ao século IV ...
Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.
Resposta. A Civilização Minóica é constituída por povoados da Grécia que foram se estabelecendo na Ilha de Creta. Essa civilização dominou o Mediterrâneo por cerca de dois mil anos. Eram considerados excelentes marinheiros, transportavam bronze, tecidos, azeite e etc.
A Civilização Minóica a se estabelecer como civilização na Europa. Sua forma de vida baseava-se, especialmente, no comércio externo, através do Mar Mediterrâneo. ... A principal cidade da civilização minoica era Knossos. Foi ela que foi tomada pelos aqueus, o primeiro povo indo-europeu a chegar na região.
Economia baseada, principalmente, no comércio marítimo. Havia também a prática da agricultura, principalmente o cultivo de uvas, azeitonas e trigo. Período relativamente pacífico (poucas guerras ou conflitos relatados sociais). Período marcado pela construção de importantes palácios reais.
Sua economia era voltada para o comércio marítimo, principalmente pela comercialização de produtos na região balcânica e na Ásia Menor, próxima ao comércio do Oriente. Possuíam comercialização de diversos objetos, principalmente joias, tecidos, armas, e objetos preciosos feitos de bronze.
Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. ... A partir de 2000 a.C. já se destacavam como senhores do comércio no Mar Egeu.
Resposta. Resposta: Esssa civilização tinha conhecimento da escrita desenvolveu um rica produção artesanal e um imenso comércio marítim.
Um ritual comum em Creta, e que era uma forma de adoração ao touro, foi a taurocatapsia — o ato de pular por cima de um touro em movimento. Os chifres de touro eram um artigo de decoração nos palácios, e touros saltando eram representados em afrescos e cerâmicas.
Os cretenses formaram uma grande civilização na ilha de Creta, por volta de 2000 a.C., e ficaram conhecidos pelo alcance de seu comércio marítimo. A ilha de Creta abrigou a civilização cretense, também conhecida como civilização minoica, considerada pelos historiadores uma das precursoras do povo grego.
Com base nessa informação, indique qual era o sistema político dos cretenses. Talassocracia é a forma de governo que baseia o seu poder na dominação marítima. No caso dos cretenses, todo o poder de Cnossos, principal cidade da ilha, estava baseado na hegemonia do Mar Egeu, que era exercida pela frota cretense.