EQST

O Que Significa Difise Do Mero?

O que significa diáfise do úmero?

Anatomicamente, o úmero é dividido em três regiões: úmero proximal (ombro), úmero diafisário (meio do braço) e úmero distal (cotovelo). Mais precisamente, a diáfise do úmero estende-se da inserção do músculo peitoral maior até uma estrutura próxima ao cotovelo chamada crista supracondilar.

O que é Umero proximal?

Anatomia do úmero Ele é o maior osso do membro superior e articula-se com a escápula na articulação do ombro e com o rádio e a ulna, no cotovelo. Na sua parte proximal, há a cabeça do úmero, que se articula com a cavidade glenoidal.

Qual osso apresenta a fossa radial?

A fossa radial é uma depressão rugosa, na porção cranial do osso úmero, localizada acima da tróclea do úmero.

O que é fossa radial?

Na face anterior existe a fossa coronóide, superior a tróclea e a fossa radial, superior ao capítulo. Estas fossas recebem partes dos ossos do antebraço nos movimentos da articulação do cotovelo. Na face posterior existe a fossa do olécrano que recebe o olécrano da ulna (processo homônimo).

O que é fossa Coronoide?

Fossa Coronoide – Pequena depressão que recebe processo coronoide da ulna na flexão do antebraço.

Quais as principais funções dos membros superiores?

A principal função do membro superior está relacionada à movimentação da mão, permitindo a elaboração de movimentos altamente complexos e delicados. O membro superior está ligado ao esqueleto axial por ossos que constituem o cíngulo do membro superior ou cintura escapular.

O que são os membros superiores?

Os membros são divididos em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés). Os membros permitem que o corpo se movimente, ou seja, eles são responsáveis pela mobilidade, sustentação e equilíbrio.

Qual é a função dos membros inferiores?

O esqueleto humano pode ser dividido em duas grandes partes: o esqueleto axial e o apendicular (esse último formado pelos membros). Os membros inferiores, tradicionalmente chamados de pernas, apresentam como funções básicas a locomoção e a sustentação do peso do corpo.

Quais são os principais ossos dos membros superiores?

→ Ossos dos membros superiores Os membros superiores são formados pela cintura escapular, pelo braço, antebraço, punho e pela mão. A cintura escapular, responsável por garantir a união dos membros superiores ao tórax, é formada por dois ossos: clavícula e escápula.

Quais são os músculos do membro superior?

Músculos dos Membros Superiores

  • Trapézio (coluna vertebral)
  • Peitoral maior (cavidade toráxica)
  • Peitoral menor (cavidade toráxica)
  • Deltóide (ombro)
  • Coracobraquial (braço anterior)
  • Bíceps braquial (braço anterior)
  • Braquial (braço anterior)
  • Tríceps braquial (braço posterior)

Quais são os movimentos dos membros superiores?

  • Conceito de movimento.
  • Flexão e Extensão. Joelho. Cotovelo. Ombro. Pescoço. Coluna vertebral. Pé
  • Abdução e Adução. Braços e Pernas. Dedos.
  • Protrusão e Retrusão. Mandíbula.
  • Depressão e Elevação. Mandíbula.
  • Rotação Lateral e Medial. Cabeça. Braços e pernas.
  • Pronação e Supinação.
  • Circundução.

Qual o nome que se dá a canela da perna?

A canela é o osso mais longo e espesso da perna, localizado entre os pés e os joelhos. Anatomicamente, é chamada de “tíbia”, e, exceto pelo fêmur, é reconhecida como o maior osso do corpo que suporta peso.

Como chama a parte abaixo do joelho?

O maior osso do corpo humano, o fêmur, está localizado na perna. Na anatomia humana, a perna é a parte do membro inferior que fica entre o joelho e o tornozelo.

Qual o nome do nervo do joelho?

O nervo que compreende a região do joelho divide-se em nervo tibial (parte de trás da perna) e nervo fibular (vai da parte externa do joelho para a frente da perna e pé). E ainda na parte de trás do joelho temos o ciático, um grande nervo que se estende da perna até o pé.

Como é chamado o osso do joelho?

A articulação do joelho é composta por três ossos: O osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e a patela (rótula). Quando você flexiona ou estica a perna, o osso da coxa ativa a tíbia, enquanto a patela corre ao longo da extremidade do osso da coxa.