A inserção combinada dos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendinoso, a cerca de 5 cm distalmente da porção medial da articulação do joelho, forma uma estrutura que se assemelha à membrana natatória do ganso, razão pela qual os anatomistas a denominaram de “pata de ganso”, ou, do latim, pes anserinus.
A tendinite no joelho tem cura através de repouso e aplicação de gelo, no entanto, quando estas medidas não são suficientes é recomendado iniciar sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos do joelho, alívio da dor, e melhora da movimentação.
O tempo de recuperação para a tendinite é de alguns dias a, no máximo, seis semanas, dependendo do início do tratamento. Para a tendinite, quando realizado numa fase inicial, a recuperação pode ser de seis a dez semanas. O uso de anti-inflamatórios, por exemplo, é indicado apenas em casos de tendinite.
Se a tendinite no joelho é aguda, o tratamento deve começar com o repouso. O uso de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs), tais como o ibuprofeno, pode reduzir a dor da tendinite e o inchaço.
Acredita-se que as causas mais comuns do desenvolvimento das tendinites seja o esforço repetitivo ou sobrecarga sobre os tendões e por isso os atletas costumam ser os mais afetados, em virtude do uso excessivo dos tendões do joelho para saltar e correr, por exemplo.
A realização do exercício excêntrico é muito importante na reabilitação fisioterapêutica para Tendinite Patelar. O exercício de agachamento em superfície declinada é um dos exercícios recomendados desde que realizados de forma correta e sem dor.
Certamente você já ouviu falar em tendinite. Muito comum em quem realiza movimentos repetitivos e que sobrecarregam os tendões, essa doença causa dores severas e limita a mobilidade. Pode causar até mesmo rupturas e levar à necessidade de cirurgia se não for tratada de maneira adequada.
Como aliviar a tendinite
A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões. Pode ser por motivos de esforço repetitivo, sobrecarga ou até mesmo por causa de uma alimentação incorreta. Os tendões são fibras resistentes agrupadas que se situam entre os músculos e o osso.
paracetamol) e antinflamatórios (ex. ibuprofeno) e a aplicação de gelo podem permitir aliviar a dor e reduzir a inflamação. Em alguns casos poderá ser útil o uso de ortóteses imobilizadoras ou talas para minimizar os movimentos do punho, promovendo a cicatrização ou reduzindo a inflamação das estruturas afetadas.