Principais Características
Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX.
A constituição do indianismo como mito fundador nacional, embora de raízes europeias. Iracema foi escrito em 1865 por José de Alencar (1829-1877) e conta a história de amor entre a indígena que dá nome à obra e o aventureiro português Martim. ...
Iracema também é colocada nesse lugar de heroína idealizada, pois, em diversos momentos da obra, o narrador compara-a à natureza, mas suas características são sempre maiores e mais belas: seus cabelos são mais negros e mais longos; seu sorriso, mais doce; seu hálito, mais perfumado; seus pés, mais rápidos.
A segurança da informação (SI) está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São propriedades básicas da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.
Já a Iracema da canção, é uma Iracema “moderna”. b) Iracema se mudou do Ceará, e vive uma vida na favela, já é “moderna”, não é mais como antes, não vive de acordo com a cultura indígena. Já o outro personagem, parece ser alguma pessoa que ela é apaixonada, e esse alguém parece ser de pelo menos, classe média.
Você considera que a Iracema descrita na canção de Chico Buarque, desempenha o mesmo papel que a Iracema do romance? ... RESPOSTA: Personagem em ambas as obras: Iracema. Espaço onde vive: Estados Unidos da América (canção de Chico Buarque), tribo tabajara - Ceará (romance de José de Alencar).
a) R: Na obra de José de Alencar, a personagem Iracema desempenha papel de heroína indígena do amor, se torna uma espécie de mártir ao não renunciar seus conceitos amorosos, ao mesmo tempo que expressa a naturalidade e genuinidade do país do Brasil, da natureza.
Resposta: Interpretamos o seguinte, todos ficaram chocados como um cérebro positrônico estava prestes a morrer, por isso foi dado a ele o título homem bicentenário ficou honrado por isso sorriu ao tocar a mão do presidente.
Iracema, na obra, representa a cultura indígena, e possui uma postura submissa a Martim, representando assim o ideal de submissão que o índio teria ao branco. ... O romance de Martim e Iracema tem como metáfora a criação do Ceará. Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado.
Resposta. Resposta: Os fatos da história ocorrem na floresta, nas aldeias indígenas, o lugar é hoje o Ceará.