Diferente do sangue que é impulsionado pela força do coração, no sistema linfático a linfa se movimenta de forma lenta e com baixa pressão. Ela depende da compressão dos movimentos dos músculos para pressionar o líquido.
Os vasos linfáticos vão se juntando e terminam em dois grandes ductos, o ducto torácico e o ducto linfático direito. O ducto torácico é o maior vaso linfático do nosso corpo e é o tronco comum a quase todos os vasos linfáticos.
Existem diferentes níveis de celulite, desde o leve até o grave. Elas podem variar em profundidade, aparência, quantidade e flacidez da pele. São mais comuns em mulheres, já que estas possuem naturalmente um percentual maior de gordura, mas homens também podem tê-las.
Não confundir flacidez de pele com flacidez de musculo, pois o musculo precisa ser exercitado (musculação) para manter o tônus e sustentar a pele. Já a celulite aparece por um desequilíbrio entre vasos sanguíneos e acumulo de gordura, água e toxinas entre os cordões conjuntivos fibrosos, que ligam a pele e o músculo.
É a camada mais profunda da pele, que tem função de isolante térmico, onde está armazenada energia necessária para a sobrevivência, dando o formato do contorno corporal. A gordura localizada é o aumento desse tecido nos locais em que a pessoa o tem mais frouxo. Isso também pode ser determinado geneticamente.
Celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, que nada mais é que o depósito de gordura sob a pele. Ela se caracteriza pelo aspecto ondulado da epiderme, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo.