– O leite, normalmente, é um vilão para as pessoas com queixas de saúde. Para ampla maioria dos pacientes, o leite não é todo problema, mas é um deles. A maioria das pessoas que chegam no consultório não tem ideia que tem intolerância à lactose. A causa não é o consumo, mas como o corpo reage ao leite.
Rico em cálcio, um mineral essencial para a formação e integridade dos ossos. O cálcio proveniente do leite, quando comparado com outros alimentos naturais (ou seja, não enriquecidos industrialmente), é muito bem absorvido pelo organismo – a vitamina D e a lactose promovem a absorção deste mineral.
O leite de vaca, segundo ela, não é bem digerido pelo organismo humano por questões biológicas. “A maior parte dos seres humanos não tem mais a produção da enzima que permite digerir o açúcar do leite, que é a lactose.
Geralmente, pessoas que precisam excluir o leite da dieta por questões de intolerância ou alergia são aconselhadas a fazer a suplementação deste mineral. Além disso, possui outros nutrientes que também são benéficos para a saúde óssea. Estudos associam o consumo de leite a um risco reduzido de osteoporose e fraturas.
Além de gostoso, prático e saudável, o leite é um alimento com um balanço nutricional único: contêm proteínas, carboidratos e minerais. O teor de água do leite é de 90%, e a diluição desses nutrientes no meio líquido faz com que o conjunto nutricional da bebida seja melhor do que os nutrientes isolados.