A radiografia convencional é feita com o uso de raios-X. Algumas vezes o termo “raios-X simples” é utilizado para diferenciar os raios-X isolados dos raios-X associados a outras técnicas (p. ex., TC).
Quais as vantagens da radiologia digital e da convencional?
Dentro da radiologia digital, há duas categorias de equipamentos: o DR e o CR. Ambas funcionam de forma parecida, porém, na CR há a necessidade de um leitor de placas para que seja feita a transferência do exame para o computador. Já na DR o exame é transferido diretamente do aparelho para o computador.
O exame de clearance de creatina, também chamado de depuração de creatinina, é realizado a partir da medição da creatinina em uma amostra de urina colhida em tempo determinado (geralmente 24 horas). Esse valor é comparado com a taxa de creatinina que está sendo produzida no sangue.
A tela intensificadora é utilizada antes do detector de radiação com o objetivo de capturar raios X que passam pelo corpo do paciente e pela grade, e convertê-los em grande quantidade de luz, que será direcionada ao detector. A vantagem da utilização da tela é reduzir a exposição do paciente à radiação.
Sabendo que os filmes radiológicos são pouco sensíveis aos exames de raio-x, o chassi radiográfico serve para auxiliar a intensificar, com duas ou mais telas, os raios-x em luz. ... Por esse motivo é tão importante proteger os filmes antes e após o exame.
Os raios X são uma forma de radiação ionizante, possuindo energia suficiente para penetrar no tecido humano, interagindo com seus átomos. - Os raios X que não foram absorvidos são os responsáveis pela exposição do detector e, portanto, pela formação da imagem.
Estes quatro fatores primários de qualidade consistem em: DENSIDADE, CONTRASTE, DETALHE e DISTORÇÃO. A densidade do filme radiográfico é definida como a quantidade de escurecimento na radiografia processada. Quando se olha uma radiografia com alta densidade, menos luz é transmitida através da imagem.
> kV (tensão de tubo); > mA (estação de corrente); >t (tempo de exposição, que associado ao mA temos o mAs), >Dfri (distância fonte - receptor de imagens): na maioria dos casos, é igual a 1 metro; salvo exceções, essa distância pode ir até 1,8 metros (PA e Perfil de Tórax, por exemplo);
Os aspectos que influenciam a nitidez das imagens são:
Por exemplo, uma imagem com 600 PPI conterá 600 pixels em cada parte da imagem. ... Então, serão 600 pixels por polegada, imagens nessa resolução serão nítidas e cheias de detalhes. Enquanto, uma imagem com 72 PPI, não terá a mesma qualidade que uma imagem em uma resolução superior.
Clique no botão dos três pontinhos que fica localizado no canto superior direito da imagem. Ao clicar nos três pontinhos vão aparecer três opções: “Remover”, “Editar” e “Cortar”. Clique em “Editar”. Você será direcionado para o Editor de Imagens e, a partir daí, é só escolher os recursos que deseja melhorar.
Bem fácil fazer o calculo. Pegue q quantidade de pixels que uma imagem tem de largura, por exemplo uma imagem que tem 1920 pixels de largura, divida por 300 e depois multiplique por 2,54… esse será o tamanho máximo ideal da imagem. Ou seja a largura de uma imagem com 1920 pixels não poderá exceder 16,256 cm.
Abra o Paint e carregue a imagem que deseja redimensionar; Clique em “Redimensionar”; Na janela que será aberta, clique na opção “Pixels” para ajustar o tamanho da imagem em pixels (é mais fácil);