Actualmente, a comunidade científica concorda com uma idéia totalmente desenvolvido a célula é a unidade fundamental da vida em todas as suas dimensões. Assim, todos os seres conhecidos vêm de uma célula-mãe que, por sua vez, vem da união de duas células que foram separadas do corpo dos pais. Assim, em uma célula “está escrito” como é que vai ser um novo ser da natureza.
A teoria celular era uma explicação um tanto tardia como ele apareceu nas primeiras décadas do século XIX. Seus criadores foram cientistas alemães Schleiden e Schwann, que apresentou concepção celular após um longo debate em que ele tentou dar uma explicação convincente da origem da vida. Estes dois biólogos realizado um facto significativo em células vegetais e animais apareceu um núcleo com características idênticas. Esta descoberta significava encontrar uma ligação entre todos os seres vivos.
teoria celular substituiu uma concepção anterior: a geração espontânea, de acordo com a qual a vida espontaneamente gerada a partir de coisas que não estavam vivos. Lembre-se que a compreensão da célula só foi possível após a introdução do microscópio (foi o inglês Robert Hooke, que descobriu no século XVII as primeiras células observando cortiça).
Subsequentemente, o biólogo holandês Leeuwenhoke observadas ao microscópio as células vermelhas, branco e espermatozóides (esperma observação significa que o trabalho poderia explicar a reprodução de mamíferos). Investigações Hooke e Leeuwenhoek facilitou a nova abordagem de Schleiden e Schwann. Anos mais tarde, Robert Virchow apresentou uma série de provas para apoiar a teoria celular e definitivamente banir geração espontânea.
A célula é um pequeno ser vivo e que representa a vida. teoria celular tem três princípios básicos:
1) a célula é a unidade estrutural de qualquer forma de vida,
2) a célula é a unidade funcional e fisiológica da vida (nenhum metabolismo dentro determinação desenvolvimento adicional) e
3) a célula é a unidade de fonte do que queremos dizer com vida.
As implicações da teoria celular além da explicação estrutural simples das células em sua divisão clássica entre eucariontes e procariontes, desde a teoria celular foi um passo definitivo para a compreensão dos cromossomos e os mecanismos de herança e teve repercussões em botânica, zoologia, na evolução das espécies e, em última instância, em todas as disciplinas que compõem biologia.
teoria celular permite que, em poucas palavras, explicar e entender o aspecto mais importante de todo o universo: a própria vida.