O tabuleiro de xadrez é constituído de uma malha quadriculada de 8x8, com 64 casas iguais, alternadamente claras (as casas 'brancas') e escuras (as casas 'pretas').
Fileira - as oito filas horizontais do tabuleiro são chamadas de fileiras ou linhas. Coluna - as oito colunas verticais são chamadas de filas ou colunas. Diagonal - uma linha recta de quadrados com a mesma cor, ao longo de um ângulo, desde um extremo do tabuleiro até ao outro é chamado de diagonal.
O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.
Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões.
Xeque (do árabe sheikh, com origem no persa shāh, significando rei ou soberano), no enxadrismo, é um termo que indica uma ameaça imediata de captura ao Rei adversário. Quando não há nenhum lance capaz de fazer com que o rei saia da posição de xeque, temos a situação final de xeque-mate para um dos oponentes.
O objetivo do jogo é capturar o rei do adversário. Isso acontece por meio do xeque-mate, ou seja, quando o rei do oponente está encurralado e sem possibilidades de fuga.