crossorigin="anonymous">
Para descobrir o número de elétrons, temos que raciocinar um pouco: Quando estava no estado fundamental, o número de prótons era igual ao número de elétrons. Portanto, esse átomo possuía inicialmente 15 elétrons. Mas a carga -3 indica que ele ganhou 3 elétrons, assim, agora esse íon possui 18 elétrons.
Se o átomo do elemento perder ou ganhar elétrons, ele se tornará um íon e a sua carga deve ser expressa do lado direito na parte superior: ZAXcarga. Se o átomo perdeu elétrons, ele ficará com carga positiva e é um cátion.
Embora o próton foi inicialmente considerado uma partícula fundamental, um próton é agora compreendido a ser composto por três quarks: dois quarks up e um quark down.
O próton, uma das subpartículas atômicas, pode ser ainda menor do que se pensava. Uma comissão internacional havia determinado que o raio (ou raio de carga) do próton era de 0,8768 x 10-15 metros (m).
Para um elétron, tem uma valor de2.
No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém quase toda a massa do átomo. ... Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária. Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária. Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.