Enquanto que a lauda é formada seguindo uma formatação baseada na contagem de linhas, palavras e toques (espaços e demais caracteres números e simbólicos), a página se limita apenas em seccionar o texto, sem levar em consideração o tipo de conteúdo nele presente.
12
LINGUAGEM DO ARTIGO: Tendo em vista que o artigo se caracteriza por ser um trabalho extremamente sucinto, exige-se que tenha algumas qualidades: linguagem correta e precisa, co- erência na argumentação, clareza na exposição das idéias, objetividade, concisão e fidelidade às fontes citadas.
Texto científico. ... Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
A linguagem científica deve ser: a) impessoal, ou seja, redigida na terceira pessoa, evitando- se referências pessoais e pronomes possessivos (meu trabalho, meus estudos, minha tese, julgamos que, deduzimos, chegamos a conclusão); b) objetiva, com redação sem impressões subjetivas, não fundamentadas em dados obtidos, ...
As principais características de um texto cientifico é que esse possui seu sujeito indefinido, ou seja a comunicação é feita buscando tirar a pessoalidade do texto, bem como qualquer viés de opinião, isso porque a ciência não se pauta em viés pessoal e sim em fatos, pesquisas, experimentos e teorias.