Slomski (2013) destaca que a contabilidade aplicada ao setor público objetiva demonstrar o patrimônio da entidade, evidenciando os atos e fatos relativos à administração orçamentária e os atos ligados aos eventos da sua gestão financeira e patrimonial.
Por fiscalização contábil, financeira e orçamentária entende-se o procedimento de análise e fiscalização do dispêndio de receitas por parte de determinadas pessoas. Essas pessoas poderão ser: o chefe do executivo; ordenadores de despesa; qualquer pessoa jurídica pública ou privada que mexer em dinheiro público.
Por isso, o contador é o profissional habilitado para registrar, analisar, controlar e evidenciar os atos e fatos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial.
A faixa salarial do Contador CBO 2522-10 fica entre R$ 4.
R$ 4.
A faculdade de Administração é mais generalista em relação à Gestão de RH. Capital humano, departamento pessoal e ambiente de trabalho são vistos, mas de maneira geral, com o objetivo de atender às necessidades de quem vai atuar na gestão da empresa.
Em linhas gerais, a diferença entre Administração e Ciências Contábeis está no foco de organização das áreas e segmentos da empresa. ... Enquanto isso, a graduação de Ciências Contábeis está mais voltada para o preparo profissional para atuação no setor financeiro das empresas.
O contador tem a competência para analisar e interpretar esses fatos para ajudar o gestor na tomada de decisões empresariais. As Ciências Econômicas estudam a produção e distribuição de bens na sociedade.
A relação da contabilidade com a economia é que o contador deve estar preparado para atuar nos eventos econômicos, como desvalorização, inflação, crise, etc., que afetam a economia e os estados financeiros de qualquer indivíduo ou organização.
O Economista verifica se a elaboração de um determinado projeto é ou não viável. Ele deverá assinar como reponsável técnico por todo projeto de investimento. Desta forma, o economista é responsável pelo estudo de mercado e comercialização, estudos de custos e receitas, de tamanho ou escala do projeto.
Além da aptidão com a Matemática, o economista precisa gostar de leitura e se manter atualizado. Ser dinâmico e ter capacidade de adaptação a mudanças mercadológicas são características fundamentais a um bom economista.
A pós-graduação em Economia compreende duas áreas de concentração, Teoria Econômica e Economia das Instituições e do Desenvolvimento, sendo que a última se aplica somente ao doutorado.