Durante uma gripe ou resfriado, sintomas como dor de cabeça, dor de garganta ou no corpo e febre são muito frequentes e nestes casos a grávida pode tomar o paracetamol, que é considerado o medicamento com menos riscos para o bebê.
Categoria na gravidez B Não há estudos adequados em mulheres. Em experiência em animais não foram encontrados riscos, mas foram encontrados efeitos colaterais que não foram confirmados nas mulheres, especialmente durante o último trimestre de gravidez.
Se a gestante tomou algum medicamento no período em que ainda não sabia que estava grávida deve informar o obstetra de imediato acerca do nome e quantidade do medicamento usado, para verificar a necessidade de fazer exames mais específicos, para avaliar a saúde do bebê e da própria mãe.
O Saxenda não reduz a sua fertilidade e não dificulta uma gravidez. No entanto, o saxendo não deve ser usado na gravidez. Não adianta suspender a medicação apenas após o diagnóstico de gravidez.
Segundo Mário Macoto Kondo, médico ginecologista e chefe do Departamento de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Santa Joana, o Eno, apesar de ser permitido durante a gestação, não deve ser utilizado com frequência.