Retinopatia diabética é uma complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. Caso o paciente não busque tratamento, a visão pode ficar seriamente comprometida.
A retinopatia hipertensiva ocorre quando a pressão arterial elevada provoca danos aos vasos da retina. Inicialmente, as pequenas artérias se estreitam, prejudicando o fluxo sanguíneo. Com o passar do tempo, ocorrem lesões nas paredes dos vasos que resultam no vazamento de fluidos e de sangue.
Nefroesclerose é o termo mais freqüentemente utilizado para designar o quadro histológico renal relacionado às fases benigna e maligna da hipertensão arterial essencial.
O diagnóstico precoce da nefropatia diabética é realizado por meio de exame de urina, chamado microalbuminúria. Já nas fases mais avançadas da doença, pode-se identificar elevação nos níveis sanguíneos de creatinina e ureia, bem como a presença de proteína na urina.
A diabetes pode trazer danos aos rins, comprometendo a sua capacidade de filtragem. “Os altos níveis de açúcar fazem com que os rins filtrem muito sangue, sobrecarregando os órgãos e levando a perda de proteínas na urina”, explica o nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim, Dr.
A diálise peritonial é utilizada com freqüência em pacientes com diabetes. Nesse tipo de diálise, o sangue do paciente não é limpo fora do corpo, como na hemodiálise. O sangue fica nos vasos sangüíneos que revestem o espaço abdominal (peritonial) do paciente.
A insuficiência renal crônica, também chamada de doença renal crônica, é a perda lenta do funcionamento dos rins, cuja principal função é remover os resíduos e o excesso de água do organismo.
São pessoas com pequenas perdas da função dos rins, sendo o estágio mais precoce de insuficiência renal. Como os rins vão perdendo função naturalmente com a idade, muitos idosos podem ter função renal um pouco reduzida. Esta queda de função é simplesmente um sinal de envelhecimento dos rins.
o que é Nefropatia Parenquimatosa crônica bilateral? É um achado no ultrassom que pode ser indicativo de lesão renal. Tradicionalmente os rins na ultrassonografia se assemelham a dois "cocos"na medida em que aparentam ser pretos por fora ( região do córtex ) e brancos por dentro ( região da medula ).
A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.
Entre os exames que fazem o diagnóstico de insuficiência renal aguda estão:
Os médicos podem avaliar a função renal realizando exames nas amostras de sangue e de urina. A creatinina, um resíduo, está aumentada no sangue quando a função renal está muito diminuída.