crossorigin="anonymous">
O tempo recomendável à realização de uma sessão de acupuntura é em torno de 30 minutos, compreendida essa não apenas como a inserção e manipulação das agulhas, mas incluindo também a reavaliação do paciente, a localização dos pontos a serem puncionados e o reposicionamento das agulhas, sempre que necessário.
A agulha de acupuntura inserida através da pele, ultrapassa o tecido celular sub-cutâneo e, em nível de músculo, estimula as terminações nervosas livres – receptores específicos para dor e temperatura, que nada mais são do que os dendritos das fibras nervosas A delta e C.
O tratamento é semanal na maioria das vezes, mas tudo depende da queixa do paciente. "Em situações de dor aguda, as sessões podem ocorrer em dias alternados até o alívio da dor, passando para duas vezes por semana até chegar a uma frequência semanal", afirma a acupunturista Adriana Athias.
Qual é a frequência do tratamento? O número de tratamentos depende da condição de cada indivíduo, bem como da resposta de cada um à acupuntura. Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em alívio da dor. Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento.
Possíveis efeitos colaterais Como com qualquer tratamento médico que envolva agulhas, algumas pessoas podem se sentir mal e precisar se deitar. A acupuntura pode causar hematomas ou hemorragias em pessoas com distúrbios de hemorragia graves ou que tomam medicamentos para afinar o sangue.
Embora a experiência seja diferente para todos, a acupuntura geralmente não causa desconforto ou dor. Muitas vezes você não sente as agulhas sendo inseridas, porque elas são finas e inseridas com cuidado. Quando a agulha atinge a profundidade pretendida, é provável que você sinta uma leve sensação de formigamento.
Existem contra-indicações para se realizar acupuntura? Qualquer indivíduo, independente de idade e sexo, pode ser tratado com acupuntura. São exceções apenas os pacientes com infecções generalizadas da pele.
Entre os efeitos decorrentes da acupuntura, alguns mais inofensivos, como leve dor, gotinhas de sangue ou manchas roxas no local de aplicação das agulhas, são esperados e não devem assustar quem os apresenta. Isso porque elas passam por locais muito irrigados.
Significado da cor da ventosa Logo a cor mais arroxeada está ligada com a menor oxigenação do sangue e ao maior acúmulo de toxinas. A cor está diretamente relacionada a dor do paciente em alguns casos. Por exemplo: a cor roxa seria uma estase severa do tecido (estagnação do sangue).
Em caso de pontos com grande concentração de energia estagnada, pode ocorrer um sangramento em botão. Isto é positivo, pois significa que houve circulação de energia. Outra situação é através da técnica de sangria (sangramento induzido), que tem por objetivo circular a energia.
Dependendo de onde vão as agulhas, acupuntura pode causar o sistema nervoso produzir produtos químicos analgésicos, impulsionar a capacidade natural do corpo para curar-se ou estimular a parte do cérebro que controla as emoções, incluindo a ansiedade.
Se em até 15 sessões de acupuntura o paciente portador do transtorno depressivo não melhorar, é porque há necessidade insubstituível de medicação psiquiátrica. Portal: E como a medicina chinesa e a acupuntura interpretam a depressão?
A acupuntura tem como principal objetivo restaurar o equilíbrio dos chamados canais meridianos. Os chineses consideram que nosso corpo possui uma energia vital, a quem eles denominam Qi.
Agulhas = As agulhas utilizadas em acupuntura variam de tamanho e forma dependendo da finalidade e do local da aplicação. As mais utilizadas são as filiformes, que possuem uma forma de "antena", fabricadas em aço inox e esterilizadas já de fábrica, prontas para uso.
Acupuntura pode ser feita com ou sem agulha
Essa técnica utiliza a aplicação de agulhas finas, em diferentes profundidades na pele, para estimular zonas do corpo e melhorar o fluxo de energia do organismo. A acupuntura tradicional tem amplos benefícios e é capaz de tratar diversas doenças.
As fibras A-delta, ou do grupo III, e as fibras C ou do grupo IV, são os principais tipos de fibras relacionadas com a condução do estímulo da agulha de acupuntura.