Capitalismo Financeiro: a produção industrial se associa às instituições financeiras como bancos e corretoras que passam a oferecer o crédito, possibilitando a ampliação dos alcances do mercado consumidor e estimulando a produção e o consumo.
Resposta. Capitalismo comercial surge a partir das navegações marítimas com a descoberta da América e como o próprio nome já diz, no comércio de especiarias. Já o Capitalismo industrial surge a partir da primeira revolução industrial na Inglaterra, com o desenvolvimento da tecnologia e das indústrias.
Capitalismo Comercial: também chamado de capitalismo mercantil, ou mercantilismo. ... Capitalismo Industrial: investimentos em técnicas de produção, substituição do trabalho manual (manufatura) pelo mecanizado (maquinofatura). O espaço de trabalho do trabalhador já não era mais o espaço doméstico, mas o espaço fabril.
O capitalismo comercial, também chamado de capitalismo mercantil ou mercantilismo, foi a primeira fase do sistema capitalista. ... Conhecida também como fase pré-capitalista, o capitalismo comercial se originou com o surgimento dos Estados Nacionais e marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.
Fases do capitalismo
O Capitalismo Financeiro – também conhecido como Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.
Capitalismo Financeiro Para muitos, essa é a atual fase do capitalismo, marcada pelo protagonismo exercido pela especulação financeira e pela bolsa de valores, que passou a ser uma espécie de “termômetro” sobre a economia de um país.
Longos períodos de crise, reestruturação e reorganização – ou seja, mudanças com descontinuidade – têm sido muito mais típico da história da economia capitalista mundial do que os breves momentos de expansão generalizada, como a que ocorreu nas décadas de 1950 e 1960.
O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade.
É um sistema econômico e social baseado no fim dos meios de produção privados e na centralização do poder nas mãos do Estado. Com o sistema socialista, a renda torna-se igualitária, indiferente da função, e acaba-se com a divisão de classes. Neste caso, o Estado socialista decide tudo por todos.