As equações químicas são representações gráficas das reações químicas que ocorrem entre os diversos elementos presentes na Tabela Periódica.
Para balancear a equação química acima, primeiramente devemos escolher o elemento que surge somente uma vez na primeira e na segunda parte da equação, sendo que nesse caso é igual para o Alumínio (Al) e o Oxigênio (O).
Quando representamos uma reação química, estamos escrevendo sua equação química. Ou seja, na equação química identificamos os elementos que irão participar da reação química.
As substâncias podem combinar-se entre si e com outras substâncias, originando novas substâncias através das reações químicas. Nas reações, os átomos trocam de lugar, por meio das quebras em algumas ligações. Assim, formam-se novas substâncias com novas ligações. Perceba que, nas reações químicas, não há criação ou destruição dos átomos ou das moléculas, mas sim um rearranjo entre esses elementos.
Digite uma equação química balanceada no Microsoft Word usando letras maiúsculas e números. Por exemplo, a equação química para a criação de duas moléculas de água deve ser escrita como 2H2 + O2 = 2H2O ....
· | Como tirar o novo Microsoft Word |
---|---|
· | Como somar colunas com VBA no Microsoft Word |
Reação química da formação da água. Em que o símbolo "+" significa "reage com" e a seta significa "para formar". Assim, essa expressão simbólica pode ser lida do seguinte modo: "O hidrogênio molecular reage com o oxigênio molecular para formar água".
A queima de derivados de petróleo é uma das causas do efeito estufa através da emissão de dióxido de carbono na atmosfera. A equação química (não balanceada) representada abaixo exemplifica esse processo:
Escrever equações
Podemos observar que na frente das substâncias existem os coeficientes, que indicam a quantidade de mols da substância. Embaixo das substâncias temos a quantidade de átomos ou conjunto de átomos (índice) no canto direito da fórmula.
Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito. Através da Equação Química é possível saber o estado físico do átomo participante da reação, através das letras respectivas entre parênteses: Gás (g), Vapor (v), Líquido (l), Solução aquosa (aq), Sólido (s), Cristal (c).
Quando o coeficiente for 1 geralmente ele fica subentendido e não aparece descrito. De tal modo, podemos dizer que as fórmulas (H2, O2, C2, H2O, HCl, CaO, etc.) oferecem um sentido qualitativo, enquanto os coeficientes dão o sentido quantitativo das equações químicas.
Para representar a reação química, utiliza-se uma seta apontando para o lado direito, indicando a transformação. Em cima da seta, são utilizados alguns símbolos indicando as condições nas quais a reação deve ocorrer.
As classificações das equações químicas são determinadas pelo tipo de reação química que ocorre, classificadas de quatro maneiras:
As equações químicas são representações gráficas das reações químicas que ocorrem entre os diversos elementos presentes na Tabela Periódica. Elas são formadas por átomos, moléculas, e se apresentarem íons são chamadas de equações iônicas: H2(g) + O2(g) → H2O (l) – equação comum. H+ + OH-→ H2O – equação iônica.
Para que uma equação química fique balanceada, devemos atentar para a “Lei da Conservação de Massa” de Lavoisier a qual postula:
Se for o caso, confira Alterar uma equação escrita em uma versão mais antiga do Word. Escolha Design para visualizar as ferramentas para adição de diverso elementos à sua equação. Você pode adicionar ou alterar os seguintes elementos na sua equação.
Logo, para que a equação acima fique balanceada devemos acrescentar os coeficientes 4 (2.2=4) e 2 na frente do elemento alumínio (Al) no primeiro e no segundo membro respectivamente, e ainda, o 3 no oxigênio (O) do primeiro membro.
Em contrapartida, nos produtos verificamos que há somente 1 átomo de cada elemento químico. Por conta disso, devemos igualar as quantidades dos átomos nos reagentes e nos produtos.
Como já vimos, precisamos identificar o estado físico das substâncias participantes da reação. Assim, as substâncias são representadas por suas fórmulas moleculares tendo um símbolo representado entre parênteses, abaixo de sua representação.
O balanceamento das equações químicas demostra sua estabilidade e equilíbrio, uma vez que deve conter o mesmo número de átomos de cada elemento em ambos os lados da equação.
Exemplos: H2O (água), CO2 (gás carbônico). b) Eletrônica: essa fórmula indica os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos, e também os elementos e o número de átomos envolvidos. É conhecida também como fórmula de Lewis. Exemplo: H O H (água).
Resposta. As Reações Químicas são o resultado de ações entre substâncias que geralmente formam outras substâncias. Assim, as moléculas presentes nessas substâncias sofrem alterações gerando novas moléculas. Por sua vez, os átomos dos elementos permanecem inalterados./span>
Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. ... As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes). Não pare agora...
Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: liberação de gás, liberação de luz, mudança na coloração, mudança no odor, mudança na temperatura e formação de precipitado.