Para fumantes e ex-fumantes: estes alimentos vão expulsar a nicotina do seu corpo!
O ato de fumar narguilé não deixa de intoxicar o organismo. Nos caso do sistema respiratório, por exemplo, os efeitos mais comuns são a diminuição da capacidade respiratória, lesões nas vias aéreas, inflamação nos brônquios e lesões nos alvéolos.
Isso acontece pois a fumaça inalada do narguile contém monóxido de carbono, e quando esse composto entra no pulmão ele se liga muito mais rápido ao sangue do que o oxigênio, ou seja, você fica com pouco oxigênio no sangue e isso causa essa queda na pressão.
O consumo pode levar ao aparecimento de câncer de pulmão, doenças cardíacas e respiratórias, além de também causar dependência. O narguilé possui uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente.
O que o uso do narguilé causa? Estudos associam o uso de narguilé ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças respiratórias, doença periodontal (da gengiva) e com o baixo peso ao nascer, além de expor seus usuários a concentrações de nicotina que causam dependência.
Dos três, nenhum é comprovadamente prejudicial ao organismo. A nicotina também está presente no vape, mas o seu uso é completamente opcional. O cigarro eletrônico, tem seu vapor composto basicamente de propilenoglicol, glicerina vegetal e essências alimentícias.
Principais riscos de fumar narguilé
Sendo assim, o cigarro eletrônico pode causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer.
O narguilé vicia como um cigarro, porque apesar do tabaco utilizado parecer inofensivo, devido ao cheiro e sabores atraentes, contém nicotina em sua composição, uma substância viciante para o organismo. Desta forma, o risco do fumante de narguilé se tornar dependente é semelhante ao risco da dependência do cigarro.
Pode ser usado, para fumar várias substâncias, como ervas e tabaco, e também já foi muito usado para o consumo de Ópio. Normalmente fuma-se acompanhado de chá, café ou aperitivos leves. É comum nas salas das residências haver um narguile que serve tanto como decoração como para o fumo.
O QUE É NARGUILÉ? Narguilé é um dispositivo usado para o fumo de essências, de tabaco ou outras substâncias entre elas algumas psicoativas.
Se utilizar o narguilé na gestação de forma frequente, podemos entender que há também o mesmo risco de consequências pulmonares” completa. Portanto, o fumo do narguilé é sim prejudicial durante a gestação e pode causar problemas sérios a saúde, tanto para a mãe quanto para o bebê.