Duas retas que se cruzam e possuem um único ponto em comum são chamadas de concorrentes.
Posicione a ponta do compasso em uma das extremidades do segmento de reta. Então, abra o compasso de forma que o lápis alcance além do ponto médio do segmento e desenhe um arco acima da reta e outro abaixo. Mantenha o compasso aberto na mesma configuração e posicione sua ponta na outra extremidade da linha.
Para utilizarmos um compasso da tilibra, ou de qualquer outra marca, devemos alinhar a ponta de grafite do compasso com a ponta afiada que ele tem, para assim, não termos a formação de uma figura irregular. O próximo passo é abrir o compasso até o raio que queremos que o circulo tenha.
O tira-linhas de um Compasso é um instrumento que funciona como uma espécie de bico de pena. É semelhante a uma fina pinça, com um parafuso que permite regular a distância entre as pontas. Deposita-se uma gota de tinta nanquim entre as pontas da pinça, e em seguida se traça a circunferência.
Você deve apoiar o esquadro em dois pontos do quadrado grande: em uma extremidade e no meio. O objetivo é conseguir duas marcas sobre a diagonal que foi traçada no passo anterior. Agora vamos utilizar o compasso para fazer 4 arcos. Atenção para o locais onde vamos apoiar a ponta seca (ponta que não tem grafite).