A intenção do pedido é evitar que a criança seja prejudicada de alguma forma pelo pai visitante, mas sem impedir o contato do genitor com o próprio filho. A medida é uma forma de evitar que o filho tenha mais prejuízos psicológicos futuros pela ausência do pai, mesmo sendo ele usuário de drogas, por exemplo.
1. Parte legítima para figurar no pólo passivo do processo em que se discute acerca de alteração de cláusula de regulamentação de visitas é a genitora guardiã e não a filha, que é a quem é destinada a visitação.
Peça visitas supervisionadas Se o pai ou a mãe do seu filho não concordar com uma ou mais destas condições e você acreditar que elas são realmente necessárias para a sua segurança e a de seu filho, você pode pedir ao juiz que esses requisitos sejam cumpridos.
Visitas no domicílio da criança, desde sempre, agora passeios a partir (mais ou menos) dos 2 ou 3 anos de idade e pernoite, só quando acordado entre os genitores (pai e mãe), ou regulamentadas as visitas pela via judicial. Enquanto perdurar a amamentação o pernoite está descartado.
O que é Alienação Parental? A mãe que impede o pai de ver o filho ou vice versa estaria cometendo alienação parental que é uma patologia jurídica, ou seja, é o ato de difamar e comprometer os laços afetivos com um dos pais ou ambos, o que afeta a saúde emocional, mental, e até física de uma criança e adolescente.
O diálogo franco e honesto é parte essencial da rotina de pais separados. Não se esqueça: os filhos são um vínculo eterno entre qualquer casal e, por isso, merecem atenção, sinceridade e respeito. Dê tempo ao tempo, demonstre segurança e transpareça tranquilidade. Tudo vai se encaminhar da melhor maneira possível!
10 dicas para pais separados com filhos
Crianças nesta fase podem apresentar comportamentos diferentes, se tornarem mais agressivas, respondonas e até mesmo mais sensíveis, chorando por qualquer motivo. Filhos de pais separados em idade escolar, podem inclusive apresentar dificuldade no aprendizado e mau comportamento na escola.
A verdade é que não existe em lugar algum quanto cada um deve pagar de pensão alimentícia para o filho (a)! Muito menos de que o percentual do valor da pensão é 30% sobre os rendimentos do alimentante.