Região é uma área da superfície terrestre que apresenta características naturais (geomorfologia, vegetação, clima, entre outras presentes em uma região natural) e humanas (culturais, econômicas, políticas e sociais entre outras) que a diferenciam das demais áreas, configurando uma relativa unidade ou identidade interna ...
Ao longo do tempo, a humanidade foi tornando a relação com o espaço mais complexa, até que surge a necessidade de dividi-lo. A divisão do espaço geográfico, delimitado por fronteiras artificiais ou concretas, é o que denominamos território.
Lugar é um sinônimo de localização e território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa ou grupo de pessoas, de uma organização ou de uma instituição.
As principais categorias da geografia são: paisagem, território, região e lugar. ... Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar.
Se refere a uma área que pertence há algum animal, alguma pessoa, organização, ou estado, por exemplo minha casa é meu território, uma gaiola é um território de um pássaro.
Um território pode ser controlado por Estado, por um grupo social (os indígenas por exemplo) ou até mesmo por um grupo criminoso.
Conforme nos mostra Norberto Bobbio (2000), há uma tipologia moderna das formas de poder, como poder econômico, poder ideológico e poder político, sendo que este último seria aquele no qual se tem a exclusividade para o uso da força.
As relações de trabalho são alteradas e essas transformações afetam negativamente a classe trabalhadora com o aumento das exigências no perfil do empregado, a desilusão com as instituições e, sobretudo, a insegurança no emprego.
O poder político usa a estrutura burocrática (administrativa) a seu favor. Quem possuí o pode econômico e ideológico, possuí consequentemente o poder político. ... A exemplo, o poder político é exercido quando um governo com determinado viés econômico e ideológico impõe seus interesses à população.
Norberto Bobbiodefine o poder como "a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos". ... No nível especificamente social, o autor define o poder como "a capacidade geral de agir, até a capacidade do homem em determinar o comportamento do homem: poder do homem sobre o homem".
O Poder Político pode ser entendido, portanto, como a capacidade de influenciar as ações dos sujeitos inseridos em um contexto social por meio das instituições políticas que regimentam as relações desse espaço.