tecido epitelial
As células secretoras de uma glândula são conhecidas como parênquima, enquanto que o tecido conjuntivo no interior da glândula e que sustenta as células secretoras, é denominado de estroma. O estroma sustenta também vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.
As glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado. As glândulas anficrinas ou mistas são aquelas que correspondem a uma classificação funcional baseada no tipo de secreção. Elas apresentam a característica distintiva de apresentar dois tipos de secreção: exócrina e endócrina.
As glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado. ... As glândulas mistas produzem substâncias que são liberadas em órgãos ocos e também produzem hormônios que são liberados diretamente no sangue. Exemplos de glândulas anfícrinas são: -O pâncreas.
As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. As glândulas podem ser unicelulares, quando são formadas apenas por uma célula secretora, ou pluricelulares, quando são formadas por mais de uma célula.
As glândulas exócrinas são aquelas que eliminam sua secreção na superfície livre, ou seja, na superfície do corpo ou na luz de órgãos. Elas possuem ductos especializados para eliminar as substâncias produzidas.
As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, uma substância que atua na termorregulação do organismo e na eliminação de produtos que o corpo não necessita.
As glândulas sebáceas são encontradas anexas aos pelos em todas as regiões do corpo, sendo mais numerosas, mas de menor volume, nas regiões onde os pelos são abundantes. Sua secreção é uma mistura complexa de lipídios cuja função é a lubrificação da pele, além da ação bactericida.
As glândulas sudoríparas encontram-se em quase toda a extensão da pele. Elas são glândulas exócrinas, responsáveis pela eliminação do suor e consequentemente pela termorregulação do organismo.
as glândulas fazem parte do sistema excretor, ou seja, aquele que elimina determinadas substâncias.As glândulas sudoríferas são responsáveis por ajudar o corpo a dissipar calor excessivas.As glândulas sebáceas são essências para manterem a hidratação da pele.
A glândula sudorípara é a responsável pela produção do suor, uma substância que atua na termorregulação do corpo.
As glândulas sebáceas são glândulas microscópicas na pele que secretam uma matéria oleosa, chamada sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos dos mamíferos.
O suor produzido pelas glândulas sudoríparas é importante para o controle da temperatura do nosso corpo. Quando atinge a pele, essa substância evapora e faz com que a temperatura corporal diminua.
É que a pele está dando mais uma mãozinha para regular sua temperatura, desta vez através do aumento do calibre dos vasos sanguíneos. Este aumento chama-se vasodilatação, e permite que a perda de calor seja mais rápida, já que circula maior quantidade de sangue esfriado pelo corpo.
A termorregulação pode ser entendida como um conjunto de mecanismos que permitem regular a temperatura corporal interna de um organismo, de forma a mantê-la dentro de valores compatíveis com a vida quando a temperatura do meio externo varia.
Tomar banho com sabonete antisséptico pode ajudar a conter a proliferação de bactérias. O ideal é preferir o desodorante em bastão, não usar anti transpirastes (que tampam os poros), e evitar a depilação com cera, creme ou lâmina, na área atingida, por algumas semanas ou até meses.
Passar na pele produtos hipoalérgicos ou calmantes, como cremes ou loções com babosa, camomila ou alfazema por exemplo, que acalmam e hidratam a pele; Aplicar compressas de água fria sobre as axilas, para reduzir os sintomas de irritação e sensação de queimação.
O linfoma é um tipo de câncer que afeta os linfócitos e que se desenvolve geralmente nas ínguas que se encontram na axila, virilha, pescoço, estômago, intestino e pele, levando à formação de caroços que podem causar sintomas como dor, febre, mal-estar e cansaço.
A hidrosadenite supurativa é uma doença crônica da pele que provoca a inflamação das glândulas sudoríparas, que são as glândulas que produzem suor, levando ao aparecimento de pequenas feridas ou caroços inflamados na axila, virilha, ânus e nádegas, por exemplo, que são regiões do corpo que normalmente são abafadas e ...
As bolhas de pus (pontos brancos) são causadas por bactérias chamadas estafilococos diferente da acne). Apresentam-se mais comumente nas áreas de fricção (por exemplo, roupas apertadas). As bolhas de pus são uma infecção muito superficial da pele e nunca deixam cicatrizes.
– Dermatites variadas. Além da miliária, citada acima, outras inflamações cutâneas causam manchas vermelhas e coceiras nas axilas. Também conhecidas como eczemas, elas podem ser provocadas por diversos fatores, desde fungos até origem genética.
O uso de óleo hidratante na axila não é recomendado, porque o produto pode provocar o aumento da oleosidade da pele, o que, em pouco tempo, pode causar até a obstrução de alguma glândula. "O óleo hidratante também pode causar suor mais intenso e manchar roupas", explica Meire.
Não pague mico! Saiba como acabar com o mau cheiro das axilas
Como já citamos na matéria, além de ser um branqueador natural, e limão é um agente anti-bacteriano e anti-séptico poderoso. E para remover as células mortas da pele, esfregue suavemente uma rodela de limão na pele por alguns minutos, deixando o suco do limão nas axilas por 10 minutos e depois deve-se lavar bem a área.