A eletrólise ocorre em cubas (ou celas) eletrolíticas, com dois eletrodos ligados aos terminais de um gerador de corrente contínua. Cátodo: É o eletrodo negativo que atrai cátions, e é nele que ocorre a redução do cátion. Ânodo: O eletrodo positivo que atrai ânions e, por isso, é aqui que se dá a oxidação do ânion.
Aqui vimos que o zinco é mais reativo que o cobre, por isso, ele deslocou o cobre ligado ao sulfato. Por outro lado, por ser menos reativo, o cobre não conseguiu deslocar o zinco da solução. A reatividade dos metais está ligada à eletropositividade, isto é, a tendência que o metal possui de perder elétrons.
A Eletroquímica é um ramo da Físico-Química que estuda as reações em que há transferência de elétrons (reações de oxirredução) e a sua conversão em energia elétrica, bem como o processo contrário, isto é, a conversão de energia elétrica em energia química. O primeiro processo é o que ocorre nas pilhas e baterias.
A área é aplicada na produção de sensores, cromagem de peças, produção de semijoias, produtos sanitizantes, como cloro e soda, e até na produção de combustível como o hidrogênio. ... Além disso, vem sendo estudada a geração de energia por meio de células a combustível.
Preço e Disponibilidade