Significado de Coerção substantivo feminino Ação de coagir, de forçar alguém a fazer alguma coisa; repressão.
Segunda: exterioridade, que pode ser entendida como a existência de um fenômeno social que atua sobre os indivíduos, mas independe das vontades individuais; Terceira: generalidade, que pode ser entendida como a manifestação de um fenômeno que permeia toda a sociedade.
Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.
Na obra “As regras do Método Sociológico”, de 1895, definiu o fato social como o objeto de estudo da sociologia. Os fatos sociais são definidos por Émile Durkheim como as formas de pensar, sentir e agir que acontecem de forma generalizada. Ou seja, os fatos sociais se repetem entre sociedades e indivíduos estudados.
O objeto da sociologia, para Durkheim, são os famosos fatos sociais, que iremos explicar minuciosamente. Esses devem ser vistos pelo cientista social como “coisas”, facilitando o afastamento de pré-noções e tratando os seus objetos de estudo de maneira objetiva.
Portanto, Durkheim, classificou as sociedades através da solidariedade, que possui dois tipos: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. A solidariedade mecânica em uma sociedade vai além da soma dos indivíduos (suas consciências individuais), ela se constitui na consciência coletiva.
A sociedade complexa pode ser tida como aquela que já alcançou altos índices sociais e econômicos. No índices econômicos podemos conceber como sendo quantidade de industrias, desenvolvimento de diversas atividade econômicas, agropecuária dotada de altos níveis de desenvolvimento tecnológico.
O que diferencia sociedades complexas de sociedade simples? Segundo a sociologia clássica, as primeiras são mais diferenciadas socialmente, hierarquizadas e apresentam grande diversidade de crenças, valores, costumes etc. Nas sociedades simples, pouca diferenciação social, valores e crenças que todos compartilham.
A economia de uma sociedade baseia-se na produção de bens e na prestação de serviços. Os bens de consumo podem ser não duráveis, como no caso de alimentos e bebidas, ou duráveis, como no caso de imóveis. ... Os bens de capital são empregados para produzir outros bens.
A divisão de trabalho na sociedade tradicional era simples, onde os critérios utilizados para divisão de trabalho eram apenas idade e sexo, enquanto a divisão de trabalho das sociedades modernas torna-se complexa, pois inúmeras funções não existentes antes passam a tornar-se parte de tudo isso.
A sociedade tradicional visa pelos bons costumes, moral e ética, sendo ela vista por vezes como arcaica pela sociedade moderna. A sociedade moderna é mais apta a aceitar as novidades, o que faz com se tenha uma cultura diversificada, sendo uma grande característica da sociedade moderna.
Uma sociedade tradicional , no campo da sociologia, é uma sociedade baseada nas regras e costumes estabelecidos no passado e, portanto, tem um grande respeito pela tradição e pelas formas de comportamento que dita. ... As sociedades tradicionais são frequentemente comparadas às sociedades modernas e industriais.
As tradicionais primam pelas tradições e cumprem fielmente suas liturgias e roteiros, enquanto as contemporânea inova,é criativa e não esquece as raízes e origens.
A sociedade contemporânea é uma sociedade atual. A nossa sociedade contemporânea tem em seu plano de fundo, muitos elementos que a caracterizam. Golpes políticos, greves e marginalidade. Fazem parte da sociedade contemporânea brasileira.
A alta complexidade é uma das características da sociedade contemporânea. Efeito ocorrido pelo impacto dos mais novos temas de relações publica, tentandobuscar melhores resultados. ... O trabalho também considerado uma característica da sociedade atual, tem por consideraçãohumana, maçante, ou seja, cansativo.