Isto significa que os polímeros são formados por longas cadeias carbônicas compostas de “muitas partes”, na verdade, milhares de unidades que se repetem. ... Eles existem na natureza e são denominados de polímeros naturais, tais como o látex da borracha, a celulose e as proteínas.
Polímeros de adição são aqueles formados por meio da quebra de ligações dos alcenos, por reações de adição. São exemplos de polímeros de adição: politetrafluoretileno (teflon); policianeto de vinila (poliacrilonitrila); poliacetato devinila (PVA), polieritreno (borracha sintética), etc.
Polímeros de adição: formados a partir de um único monômero, através de uma reação de adição. ... Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação.
Os polímeros são macromoléculas resultantes da união de muitas unidades de moléculas pequenas (monômeros). Existem polímeros naturais e artificiais.
Os polímeros de condensação ou de eliminação são aqueles materiais formados por uma reação de condensação com eliminação de uma molécula pequena. ... Geralmente, essa molécula eliminada é a água (H2O), porém, outros exemplos são o cloreto de hidrogênio (HCl), a amônia (NH3), o cianeto de hidrogênio (HCN), entre outros.
O PET (Politereftalato de etileno) é um polímero sintético (um tipo de plástico) de condensação (duas moléculas menores diferentes unem-se a partir da eliminação de uma molécula de água) que possui como principal característica o fato de ser um termoplástico, isto é, um tipo de polímero que pode ser remodelado (ter o ...
Os polímeros de condensação, também denominados polímeros de eliminação, são aqueles em que seus monômeros iguais ou diferentes se unem com a eliminação simultânea de moléculas de água ou outras pequenas moléculas de compostos que não farão parte do polímero.
Polietileno (PE), Polipropileno (PP), Polestireno (PS), Poliamidas (PA), Policloreto de Vinila (PVC), Policarbonato (PC), Polimetil (metacrilato) de Metila ou Acrílico (PMMA), Poliéster Saturado (PET), Acrilo Butadieno Estireno (ABS), Poliacetal (POM), Politetrafluoretileno ou Teflon® (PTFE), Poliestireno Expandido ou ...
Os polímeros termofixos são materiais amplamente utilizados na fabricação de diversos produtos em diversos segmentos de mercado como, engrenagens, compensados, móveis, utensílios domésticos, bijouterias, roupas e tecidos, mangueiras, adesivos, tanques e peças técnicas, pneus, luvas, peças automotivas como pastilhas de ...
Termofixos, termorrígidos ou termoendurecidos são polímeros cuja rigidez não se altera com a temperatura, diferentemente dos termoplásticos que amolecem e fundem-se. A determinadas temperaturas, polímeros termofixos se decompõem, não então podendo ser fundidos e remoldados novamente.
Os polímeros termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados. ... Já os termofixos, como o próprio nome diz, possuem uma estrutura mais rígida, tudo se explica pela estrutura que os compõem: ligações cruzadas unem os fios de polímeros.
Os polímeros termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados. ... Termoplástico: ligações lineares formam os polímeros. Termorrígido: ligações cruzadas unem os fios de polímeros. Polímero termorrígido: utilizado em pneus.
Moldagem por injeção para termofixos: Para melhorar a técnica empregada na moldagem dos termofixos foi desenvolvido o processo de injeção. As máquinas de injeção para termofixos são basicamente iguais as utilizadas para termoplásticos. A diferença maior está no conjunto cilindro-rosca, com as seguintes variações.
O elastômero apresenta diversas vantagens sobre outros materiais e um amplo leque de aplicações. ... O elastômero se assemelha à outros polímeros, como por exemplo borracha, nylon, silicone, entre outros. Esse material apresenta melhores propriedades, tendo também ótima resiliência ao sofrer pressão ou deformação.
O elastômero é um polímero amorfo com temperatura de transição vítrea (tg) inferior à temperatura ambiente. Em outras palavras, é uma tecnologia de poliuretano que tem como principal característica alta flexibilidade e capacidade de retomar à sua forma original após receber forte pressão ou carga.
Um elastômero é um polímero que apresenta propriedades "elásticas", obtidas depois da reticulação. ... O termo borracha é um sinônimo usual de elastômero. Os materiais elastoméricos tal como os pneumáticos são normalmente a base de borracha natural (sigla NR) e de borracha sintética.
Dentro da literatura odontológica, os elastômeros são os materiais utilizados na realização de moldagens em Prótese Parcial Fixa. Cabe ao profissional, escolher o grupo dos materiais de moldagem que mais se adequa, obedecendo apenas às propriedades inerentes de cada material.
A moldagem odontológica é um procedimento que tem por objetivo fazer um modelo da arcada dentária do paciente. Esse molde será usado para o planejamento de diversos tratamentos, como implantes, cuidados ortodônticos e para a confecção de próteses, aparelhos dentários ortodônticos, entre outros.
Existem duas opções de alginato: presa regular (tipo 2, tempo de trabalho: 3-4 min e de presa: 6-7 min) e presa rápida (tipo 1, tempo de trabalho: 1,2-2 min e de presa: 3,2-5 min). O tempo de trabalho e presa do alginato pode ser prolongado reduzindo a temperatura da água.
Portanto, existem diversos materiais para obtermos o molde, dentre eles, os que se destacam são os hidrocolóides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (poliéter, silicona de adição, silicona de condensação e polissufeto).
Segundo o Dr. Moreira, em moldagens para instalação de aparelho ortodôntico, por exemplo, é possível usar silicone, porém escolhe-se o alginato para não encarecer o procedimento. “Da mesma forma ocorre na confecção de moldeiras para clareamento, uma vez que não é necessária uma alta precisão na moldagem”, acrescenta.
O afastamento gengival são técnicas usadas para deslocamento vertical e horizontal da gengiva para que o material de moldagem copie com clareza o término do preparo dental e também para que esse material tenha espaço suficiente para que o mesmo não se deforme ou rasgue durante o processo de moldagem (PEGORARO et al., ...
Existem dois tipos de moldagem e vocês vão entender a diferença a seguir.
Moldagem final, ou funcional ou secundária é uma moldagem dinâmica que registra todos os detalhes anatômicos importantes da área chapeável, das inserções musculares e de seus movimentos. Ela é obtida através de uma moldeira individual associada a um material de moldagem apropriado.
A godiva em bastão é usada para a reprodução do selado periférico por ser um material rígido, que proporciona o registro das inserções, para moldagem da extensão da área chapeável é utilizada a godiva em placa16.
A moldagem funcional é uma das etapas essenciais do tratamento protético em edentulismo total e/ou parcial. ... A moldagem funcional inclui duas etapas, o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita e tem o objetivo de registrar fielmente a área chapeável.