Este medicamento está disponível em farmácias em forma de genérico, mas também pode ser comprado com os nomes comerciais Antak, Label, Ranitil, Ulcerocin ou Neosac, sob a forma de comprimidos ou xarope, por um preço de cerca de 20 a 90 reais, dependendo da marca, quantidade e forma farmacêutica.
Cloridrato de Ranitidina é indicado para: Tratamento de úlceras gástricas ou duodenais; Tratamento da esofagite por refluxo gastroesofágico e suas manifestações associadas; Prevenção de úlceras causadas por estresse em pacientes graves.
A Ranitidina é um remédio antagonista dos recetores H2 da histamina, inibindo assim a produção de ácido pelo estômago, induzida pela histamina e gastrina. Isto favorece a cicatrização da gastrite, de úlceras pépticas do estômago e do duodeno, e previne o surgimento do mal estar e azia e de outras complicações.
A N-nitrosodimetilamina (NDMA), provável agente cancerígeno humano, foi detectada no fármaco Ranitidina (bloqueador dos receptores H2 da histamina) importado da Índia, levando à determinação de suspensão de sua comercialização pela ANVISA.
Embora não sejam tão bem estabelecidos os riscos que esse componente químico pode causar ao organismo humano, o NDMA foi classificado como um possível risco de desenvolvimento de câncer, e a ranitidina está suspensa como uma forma de prevenir contaminações que prejudiquem ainda mais a saúde.
No dia 18 de agosto de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspende a comercialização, distribuição e uso do medicamento que contenha como ativo CLORIDRATO DE RANITIDINA. Essa suspensão foi adotada por risco de contaminação pela substância NITROSAMINA, impureza que tem potencial carcinogênico.
O problema é a substância nitrosamina, composto que pode ser encontrado na água e em alimentos, mas não é esperado que cause danos quando ingerida em níveis muito baixos. Por causa de reações químicas e por meio de bactérias, a substância pode chegar ao remédio e contaminar.
A ranitidina diminui a acidez do estômago, mas não é a mais eficaz. “Em termos de potência, poderíamos substituir a ranitidina por famotidina ou cimetidina, que não estão com lotes contaminados. Se você quiser um efeito um pouco mais potente, deve ser usada a classe dos omeprazóis” recomenda Tomás Navarro.
Cimex-Retard, Duomed, Etidine, Gastrodine, Prometidine, Stomakon, Tagamet, Ulcedine, Ulcenon, Ulcimet, Ulcitrat.
Cimetidina é o primeiro da classe de agentes farmacológicos chamada antagonistas dos receptores H2 da histamina. Cimetidina inibe a secreção gástrica ácida basal e a estimulada, reduzindo tanto o volume quanto a acidez da secreção.
A cimetidina é um antagonista de receptores H , da classe dos anti-histamínicos, que 2 age reduzindo a secreção de ácido no estômago. Age rapidamente após a administração intramuscular ou intravenosa, diminuindo a agressão ácida e o desconforto ocasionado ao paciente.
Mecanismo de Ação: Cimetidina inibe competitivamente a ação da histamina nos receptores H2 das células parietais, reduzindo a secreção ácida gástrica durante o dia e em condições basais noturnas, mesmo quando estimulada por alimentos, insulina, aminoácidos, histamina ou pentagastrina.
Para pacientes com úlcera gástrica benigna ou duodenal, recomenda-se uma dose diária única de 800 mg ao deitar. Alternativamente, a dose usual é de 400 mg duas vezes ao dia, no café da manhã e ao deitar. Outros esquemas posológicos eficazes são de 200 mg três vezes ao dia, às refeições, e 400 mg ao deitar (1,0 g/dia).
Reações comuns (>1/100 e