LAN é rede local, MAN é rede metropolitana e WAN é rede de longa distância. As redes LAN, MAN e WAN são os principais tipos de redes. Entretanto, cada uma possui uma finalidade própria. ... Por exemplo, uma rede de computadores em um escritório, na escola, na casa, etc.
Redes Metropolitanas (MAN) Ocupa um estado intermediário entre as LAN e as WAN. Este termo, "Metropolitana" , surgiu com o padrão IEEE 802.
Principais tipos de redes de computadores
WAN é Wide Área Network. Significa uma rede que cobre uma área física maior, como o campus de uma universidade, uma cidade, um estado ou mesmo um país. É usado freqüentemente nas configurações dos roteadores para se referir à rede externa à empresa, que não é considerada parte da LAN, como foi dito acima.
WAN – Rede de Longa Distância A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
Na porta LAN do roteador o usuário pode conectar computadores, notebooks e periféricos para permitir a distribuição e transmissão da conexão de Internet. Ao contrário da LAN, que serve para locais menores, a WAN é uma rede de longa distância (Wide Area Network) para cobrir uma área maior com a conexão de Internet.
Ou seja, a configuração WAN conecta diversos dispositivos e equipamentos eletrônicos como: Computador, Smartphones, Smart TV e Notebook. Então é essencial no seu cotidiano. A porta Wide Area Network (WAN) é utilizada e encontrada em grandes empresas, organizações e universidades que possuem grandes áreas de extensão.
O tipo de conexão da porta WAN pode ser PPPOE, DHCP, PPTP ou IP estático. Roteador (WAN Wireless):Neste modo, o equipamento irá receber o sinal de internet via porta wireless e atuará como um roteador. O NAT ficará desabilitado. O tipo de conexão da porta WAN pode ser PPPOE, DHCP, PPTP ou IP estático.
Todo roteador possui no mínimo três entradas. A primeira é a "Power", onde deve ser plugado o cabo de alimentação de energia, que, por sua vez, deve ser ligado a uma tomada. Depois de ligar o cabo de força do roteador, é necessário que o cabo DSL ou WAN (dependendo do modelo) seja também plugado no aparelho.
Tente evitar a proximidade de objetos grandes de metal, vidro, tijolo ou concreto.
Preparações avançados:
Como configurar o roteador: Instalação física Em primeiro lugar temos que conectar o cabo ethernet que sai do modem na porta azul do roteador (WAN). Fazendo isso, o roteador já estará conectado à internet, fornecendo conexão para as máquinas conectadas com a configuração padrão.
Conexão
Preparações avançados:
Passo 1: Conecte o cabo de rede do seu modem ao seu roteador na entrada de internet. Na parte de trás do roteador, observe que existe uma porta que é sempre sinalizada de forma diferente das demais. Por exemplo, se existem quatro entradas amarelas e uma azul, a porta de entrada de internet é a de cor azul.
Pelo computador A interface de configurações do roteador pode mostrar todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi. Para acessar, é necessário saber o IP do produto e seus dados de login. Em geral, as informações seguem o padrão de cada fabricante, a não ser que já tenham sido alterados pelo próprio usuário.
Dicas para otimizar o sinal do Wi-Fi
No campo "Endereço IP", digite o número de IP do equipamento que você pretende limitar a conexão e, depois, selecione se a regra será aplicada para "Download" ou "Upload". Em seguida, insira no campo "Faixa de largura de banda" a velocidade mínima e máxima em kb/s que o aparelho terá direito.
A troca de canal é feita na página de configurações do próprio roteador, por meio da qual também é possível alterar o nome e senha do Wi-Fi, ocultar a internet sem fio e criar várias redes wireless.
Re: Diminuir Alcance do sinal wifi Tem como diminuir a potência do roteador. Dentro do menu, em Wireless >> Básico >> Lá no final da tela em Potência de TX, você pode diminuir.
Configuração dos roteadores Intelbras
Procedimento funciona via navegador ou aplicativo Acesse o endereço 10.
Configurar o Roteador Intelbras IWR 3000N
Atualmente as operadoras já fornecem modem com roteador WIFI. Mas de qualquer jeito se usar um roteador separado, ele deve ser compatível com o Modem da operadora que normalmente são ASDL ou Cabo.
O roteador da Intelbras é um modelo de entrada com taxa de transferência máxima de 300 Mb/s (megabits por segundo). Operando apenas na frequência de 2,4 GHz, o produto tem perfil mais indicado para quem precisa de algo simples e de baixo custo para cobrir áreas menores.
Assim como em outros aparelhos Mesh, os modelos Twibi da Intelbras contam com configuração simplificada, realizada via aplicativo no celular. O usuário pode definir controle parental para escolher conteúdos proibidos no tablet do filho e verificar e delimitar tempo gasto online.
A melhor forma de saber o padrão do equipamento é investigando sua ficha técnica. Plataformas com suporte ao Fast Ethernet vão citar o nome da tecnologia, ou simplesmente 10/100, que faz referência às taxas de transferência suportadas. A mesma coisa vale para identificar um hardware compatível com Gigabit.
Na caixa que aparecer, busque pelo valor "Velocidade". Um valor de 1000 Mb/s indica que o equipamento está pronto para a conexão gigabit. Impressoras: Se você usar uma impressora de rede com frequência, pode considerar verificar se ela também está pronta para a conexão gigabit.
Roteadores Gigabit são equipamentos ideais para quem deseja ter a melhor conexão à Internet possível via cabo Ethernet.
Tabela de Comparação dos Melhores Roteadores Wireless