Por volta das 19 semanas, que são 5 meses de gravidez, a mulher já se encontra mais ou menos na metade da gravidez e provavelmente já pode começar a sentir o bebê mexer dentro da barriga.
Por volta da 19a semana, ele passa a variar entre três posições: pélvica (quando o bebê fica sentado), córmica (na transversal) e cefálica (de cabeça para baixo). O bebê também pode escolher apenas uma delas e permanecer assim até o final da gestação.
Até agora, esse é o momento da gestação em que a mulher se sente mais inchada e essa sensação é real. Por conta disso, podem surgir varizes nas pernas. Além disso, estrias também podem aparecer, assim como celulites em partes específicas do corpo da mamãe, como os glúteos e as coxas.
Seu bebê tem pouco mais de 14 centímetros de comprimento, sua pele é tão translúcida que suas veias são claramente visíveis. No entanto, esta semana começa a produzir um tipo de substância especial conhecida como gordura marrom.
Durante a ecografia da semana 19 de gravidez as medidas do seu bebé são de cerca 15 cm e o seu peso ronda as 200 gramas. A parte inferior do corpo do bebé, comparativamente com a cabeça, ainda é um pouco magrinha embora comece a formar-se um pouco de barriguinha por baixo do cordão umbilical.
Eis alguns truques que podem dar um "empurrãozinho":
Algumas maneiras de estimular o bebê ainda na barriga são:
Para sentir o bebê se mexendo, uma ótima dica é deitar de barriga para cima, depois de jantar, sem mexer muito, prestando atenção no bebê, pois a maioria das gestantes relata que é mais frequente sentir o bebê durante a noite.
Por volta da semana 18 ou 20, pode perceber vibrações suaves em sua barriga. No início, sente as movimentações do bebê como ar ou gases, ou como uma sensação de bolhas estourando ou ondulações.
A verdade é que o bebê já está se mexendo muito antes de você sentir. Perto da 7ª semana de gestação, os nervos já se desenvolveram e a partir da 12ª semana, o feto passar a chupar o dedo. Depois da 20ª semana, ele começa a se mexer livremente no líquido amniótico. É aí que a mãe começa a notar a movimentação.
A partir das 19 semanas de gestação aproximadamente, a barriga começa a pontar mais evidentemente, e este é um momento de grande orgulho para a maioria das mulheres grávidas, mas por outro lado também pode significar incomodo doloroso, pois agora o abdômen começa a pesar.
Inicialmente, os movimentos são discretos, e se for a primeira gravidez, você pode facilmente confundir os movimentos do bebê com os movimentos intestinais. A sensação realmente é de gases. Algumas mães descrevem como bolhas estourando dentro da barriga ou sensação de estômago roncando.
A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino Segundo pesquisa realizada pela revista New Science, mulheres grávidas de meninas tendem a ter maior probabilidade de sofrer enjoos fortes ou com maior frequência no começo da gravidez.