Esporos corresponde ao plural termo de esporos, enquanto que em Botânica esporo é qualquer uma das células de seres vivos, que sem uma célula estrutura de relações sexuais sem o acto de fertilização se concretizaram, são separados a partir da planta, dividindo repetidamente para formar o novo indivíduo.
E depois de verificar uma biologia esporo é uma célula reprodutiva assexual, na maioria dos casos haplóides e unicelular.
A reprodução de esporos facilita, simultaneamente, realizar a dispersão e sobrevivência durante um longo período de tempo em condições mais adversas.
Quando o esporo é dividido por mitose sem a fusão com outra célula produz um outro organismo. É também muito importantes os ciclos de vida biológicas de plantas, fungos e algas componente.
As células reprodutivas são produzidas por alguns fungos, plantas, tais como musgos e fetos e algumas bactérias, desenvolvido completamente geralmente depois de um estado de hibernação.
Muitas bactérias produzem esporos como um mecanismo de defesa como esporos bacterianos tem paredes muito espessas e são amplamente resistente a altas temperaturas, humidade ou outras condições desfavoráveis, climaticamente falando.
A desinfecção com certos tipos de produtos químicos matar as bactérias, mas não esporos em vez de esterilização destrói as bactérias e os esporos e requer o uso de temperaturas e pressões elevadas. Em situações clínicas, o processo de esterilização é alcançado a partir de um dispositivo conhecido como autoclave.