O galo pode ou não realizar uma curta dança e então monta a galinha pisando-lhe as costas e segurando-a pela nuca com o bico. Se a galinha o aceita, a cópula ocorre, ou seja ela ergue a cauda e o par une as cloacas, momento em que o macho ejacula e a fêmea recolhe o ejaculado. Após isso, o casal se separa.
No ovário, a gema em desenvolvimento está presa por membranas denominadas folículos, que rompem-se quando o óvulo atinge a maturidade. A gema, ou o óvulo, cai no infundíbulo – processo denominado de ovulação –, onde permanece aproximadamente 20 minutos e ocorre a fertilização, caso haja a existência de espermatozóides.
Como que eu faço a programação de troca de galo? Segundo informações da Embrapa Suínos e Aves, um galo deve atender no máximo 12 galinhas. Sua troca deve ser feita a cada seis meses, para ele não cruzar com as filhas. O galo deve ser substituído a cada dois anos.
Fecundação é quando o espermatozoide encontra o óvulo, lá ele se desenvolve e o filhotinho é gerado. Nesse caso, o espermatozoide do galo encontra o óvulo da galinha que, depois, será o ovo como conhecemos. Quando a fecundação acontece, dizemos que o ovo foi galado. ... Lá ele encontra um espaço com ar ainda dentro do ovo.
Coloque os ovos fertilizados sob a galinha.
Coloque a gaiola sobre uma base elevada com blocos ou pedaços de madeira e depois coloque a galinha aqui por cerca de 3 dias (se ela colocar um ovo antes disso, deixe-a sair como ela não estará mais choca). Também certifique-se de manter a gaiola em algum lugar com muita luz natural.
O choco é uma reação típica da galinha logo após a postura dos ovos, quando a fêmea se prepara para aquecê-los e dar continuidade ao desenvolvimento dos pintinhos. Durante aproximadamente 21 dias, as aves chocas reduzem a postura até cessá-la de vez.
Talvez por pensar que uma galinha vai conseguir botar ovo e servir para abater ao mesmo tempo.
De modo geral, as características de uma boa poedeira, em postura, são cristas e barbelas vermelhas, grandes e sedosas; cloaca oval e alargada, sem pigmentação e úmida; pelve com distância de três a quatro dedos entre os ossos; e abdômen macio e proeminente.
"Um galinha caipira vai começar a botar ovo com mais ou menos quatro meses e vai produzir até oito, nove meses de vida. Já a caipira geneticamente melhorada vai começar a produzir em quatro meses, mas vai produzir até um ano.
R$ 45,00 cada.
É possível oferecê-lo a partir de conchas de ostra, cálcio granulado ou até rações que já venham fortificadas com cálcio. Galinhas que são criadas livres conseguem “completar” sua dieta com outros elementos, como insetos, sementes e grãos.
Várias espécies de aves silvestres apresentam coloração azul nos ovos, porém que se tenha notícia, apenas três linhagens nativas de galinhas apresentam esta característica: Dongxiang e Lushi (China) e Araucanas (Chile).
Se bem planejada e administrada, e com a utilização do manejo correto, a produção de carne e de ovos caipiras pode alcançar excelente lucratividade. “As mais indicadas para o sistema caipira de criação são as aves de raças puras, que são as raças americanas e as de linhagens caipiras melhoradas.
Para começar criar galinha caipira poedeira é necessário um terreno com cerca de 2 hectares, onde possa construir um pequeno galpão e piquetes para as galinhas. Você precisará ainda adquirir as galinhas, produzir a ração apropriada e toda a estrutura para começar a produção dos ovos.
Forneça ração de postura e pouco milho, pois, por ser hipercalórico, o grão engorda demais as aves. Pode ser formada uma camada de banha em volta da cloaca e dos órgãos reprodutores dos galos e das galinhas, o que prejudica a fertilização dos ovos.
Quantas vezes ao dia devemos alimentar a galinha caipira? Duas vezes ao dia. Uma pela manhã, outra à tarde. Nunca depois das 17h para evitar que fiquem restos que possam atrair ratos e insetos nocivos.
É muito importante eliminar os focos de contaminação do lote anterior para evitar o surgimento de doenças, que prejudicam a produção das galinhas caipiras. O manejo sanitário é a limpeza e a desinfecção das instalações e dos equipamentos do aviário onde se cria galinha caipira.
Coccidiose em pássaros e outras aves: Profilaxia: 1 g do produto em 3 litros de água de bebida, ou 1 g em 1,5 kg de ração durante 3 dias. Descansar 3 dias e repetir se necessário. Tratamento: 1 g a 2 g do produto em 1 litro de água de bebida, ou 1 g em 500 g de ração, durante 3 dias consecutivos.
Como usar: Imobilizar a ave, delicadamente. Com os dedos, polegar e indicador, abrir o bico e elevando a garganta da ave, até aparecer o orifício da laringe, pingar 2 a 5 gotas de Sanagogo neste orifício, tomando-se cuidado para não asfixiar a ave. Um só tratamento é suficiente.
As formas de tratamento são vacinação (com vírus vivo), desinfecção dos galinheiros e drenar poças de água estagnada para combater o vetor (mosquito).
Tópica: Passar no local com auxílio de um cotonete. Oral: Pingar 1 gota para cada 10 mL de água, 1 vez ao dia, até a cura completa. Tintura de Thuya occidentalis à 20%.
A Tuia, também conhecida como pinheiro de cemitério ou cipreste, é uma planta medicinal conhecida pelas suas propriedades que ajudam no tratamento de gripes e resfriados, além de ser também usada na eliminação de verrugas.
A aplicação tópica (aplicação direta sobre a pele), é a forma mais utilizada e famosa da tintura de Thuya. A indicação é aplicar a tintura diretamente sobre a verruga, seja no corpo ou nas genitais, duas vezes ao dia, de manhã e à noite, durante em média uma semana, até que a verruga caia.
Thuya Avícola é indicado no tratamento de verrugas e condilomas, resultantes de processos infecciosos e de afecções como a bouba avícola. Indicado como adjuvante na remoção de calosidades em aves.