A essência de uma Constituição consiste, portanto, na soma entre os fatores reais do poder e o que vai ser escrito. ... A Constituição escrita é somente um produto da luta das forças econômicas resultante da estrutura do Estado. Os fatores reais de poder, todavia, não aparecem de forma explícita na Constituição.
É necessário falar da Constituição como uma unidade e conservar, entretanto, um sentido absoluto de Constituição. Ao mesmo tempo, é preciso não desconhecer a relatividade das distintas leis constitucionais. ... Karl Loewenstein, na obra Teoria da Constituição. Carl Schmitt, na obra Teoria da Constituição.
Constitucionalismo clássico ou liberal: cuja característica marcante é o surgimento das constituições escritas; nelas são consagrados os direitos fundamentais de primeira geração. ... Com o neoconstitucionalismo tem-se a dignidade da pessoa humana como núcleo da constituição.
Verificado por especialistas. 4 ) O Constitucionalismo social consistia em um movimento baseado no desenvolvimento da democracia onde o Estado deveria proteger o povo.
Constituição do Império do Brasil
Direitos• Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos da Constituição. Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos.