Conheça os benefícios das atividades mais recomendadas para idosos e dicas para começar a praticar:
8 melhores exercícios para a terceira idade
A prática de atividade física é um elemento valioso de vida para as pessoas de todas as faixas etárias, especialmente para os idosos, pois é extremamente importante na manutenção da saúde, da flexibilidade e da longevidade, bem como atua na redução de dor e sintomas de doenças físicas.
Com relação aos fatores físicos destacam-se o aumento da força, massa muscular e densidade óssea, diminuição das dores articulares, prevenção e tratamento da osteoporose, melhora na capacidade aeróbica, diminuição da gordura corporal, entre outros (ROCHA et al., 2008).
Benefícios
A recomendação da OMS é que a partir dos 65 anos, seja uma atividade física moderada, de preferência em grupo, no mínimo três dias por semana e em intensidade que varia de acordo com as condições de saúde e de mobilidade de cada pessoa.
Pilates. O Pilates permite a movimentação de todos os grupos musculares, a tonificação da musculatura e o realinhamento postural. Além disso, aumenta a coordenação motora, melhora o equilíbrio e melhora a mobilidade. É fundamental contar com a orientação e acompanhamento de profissionais especializados.
A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois reduz a tensão arterial e o colesterol, aumenta a energia e melhora qualidade do sono, além de ajudar a manter o peso saudável e controlar o stresse.
O profissional também deve atualizar periodicamente as fichas de acompanhamento e avaliação, aferir e monitorar a freqüência cardíaca e a pressão arterial antes, durante e depois das atividades, principalmente se já apresentarem hipertensão arterial sistêmica (BRASIL, 2010a).
Quedas e fraturas Assim, idosos que não praticam atividades físicas têm maior risco de sofrer quedas e suas consequências, como fraturas. Além disso, a redução da massa muscular também deixa os ossos desprotegidos, o que eleva a chance de agravamento dos acidentes.
Não praticar atividade física implica em uma série de doenças, como a osteoporose e a hipertensão, sendo responsável por 30% das queixas de enfermidades cardíacas. A prática constante de exercícios ajuda a manter equilibrado o nível de colesterol bom (HDL), fundamental para o bom funcionamento do organismo.
A falta de tempo, segundo a pesquisa, foi apontada por 38,2% dos adultos como o principal motivo para não praticar esporte nem exercício físico. Além disso, outra justificativa para não se envolver em práticas esportivas é “por não gostar ou não querer”, citada por 34,7% dos entrevistados.