Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.
O ferro no concreto armado é usado nas estruturas de casas e edifícios. Diferencia-se do concreto devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão.
Qual a diferença entre concreto armado e protendido? Como o próprio nome já sugere, o concreto armado é aquele que possui uma estrutura de aço por dentro. Enquanto o concreto protendido, além de possuir aço no interior, também possui cabos de aços tracionados e ancorados no próprio concreto, aumentando a resistência.
Já no caso do concreto armado, o que ocorre é um trabalho conjunto entre dois materiais: o concreto, que possui ótima resistência à compressão, e o aço, que possui grande resistência aos esforços de tração. ... No concreto protendido adiciona-se a essa composição, a chamada armadura ativa (fios e cabos).
A protensão é um sistema que comprime os elementos estruturais, vigas e lajes, diminuindo os esforços de tração na estrutura, através de cordoalhas de aço. As cordoalhas são posicionadas horizontalmente ao longo dos elementos estruturais e travadas em uma das extremidades.
A principal característica do concreto protendido para com o concreto armado seria sua armadura ativa (cordoalha), que sofre uma pré-tensão para ser alongada antes da aderência do concreto com o aço, ou seja, a cordoalha começa a agir desde o início da protensão.
A utilização de aços de elevada resistência, como armaduras de concreto armado, fica limitada pela fissuração do concreto. ... Sob ação de cargas mais elevadas, as tensões de tração ultrapassam as tensões prévias, de modo que o concreto fica tracionado e com fissuras.
Sua estrutura, que é praticamente o próprio edifício, é constituída de dois pórticos isostáticos com 2 pilares e 2 vigas cada um deles e lajes suportadas por esses pórticos. Os pilares com trechos maciços e vazados, têm seção transversal com medidas externas de 4,0 x 2,5 m e se apóiam em fundação direta em sapatas.