As falhas na comunicação formam um problema importante que afeta, negativamente, a produtividade e os resultados das empresas. Apesar de ser uma questão comum no contexto empresarial, organizações que buscam o sucesso em seus processos internos não podem se contentar com essa condição.
A falha na comunicação entre os gestores e colaboradores pode desencadear uma série de consequências negativas para as empresas tais como: Subestimar a capacidade do pessoal. Clima desfavorável no ambiente organizacional. Redução da eficiência.
Abaixo, vamos falar um pouco mais dos 5 primeiros desafios da Comunicação Interna listados neste relatório.
Questão 9) Quais são os problemas singulares que a comunicação intercultural apresenta? o Comportamentos Culturais – Ex; Toque, Beijo, Termos, Dieta, Costumes, Gestos, Etc... o Sobrecarga (ou omissão) de informações/ Ex. O simples toque pode mudar o significado e ser visto de forma diferente em diferentes culturas.
Segundo uma pesquisa de 2014 da About.com, as três principais razões por que as pessoas não gostam de seus empregos estão relacionadas à comunicação. De acordo com os pesquisados, a falta de sentido da gestão é o principal problema, seguido pela má comunicação global e as constantes mudanças não bem comunicadas.
Os ruídos na comunicação nada mais são do que qualquer elemento que interfira no processo da transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor. Os ruídos podem ser resultados de elementos internos e externos.
O termo ruídos na comunicação se refere a qualquer elemento – interno ou externo – que possa interferir no processo de comunicação entre um falante e um ouvinte (emissor e receptor).
Existem muitas fontes de ruídos, isto é, fatores que podem impedir a transmissão de mensagens entre emissor e receptor. É possível classificá-los em 5 principais categorias de ruídos — os físicos, técnicos, psicológicos, fisiológicos e semânticos.