A Teoria da Administração Científica iniciada por Frederick W. Taylor (1856 1915) fundamenta–se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade.
Taylor ,considerado o pai da administração cientifica, desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial como objetivo de eliminar desperdício e as perdas e elevar a produtividade, que ficou conhecido como taylorismo.
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.
Peter Drucker
Frederick Taylor, o Pai da Administração Científica. ... Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração. Max Weber, desenvolveu a Teoria da Burocracia. Emerson Harrington, criou os 12 Princípios da Eficiência Organizacional.
Gestão empresarial é uma estratégia de condução de negócios a melhores resultados, partindo de ações que envolvem a organização de processos, o controle das finanças, a administração dos recursos humanos e materiais e tudo aquilo que é essencial para a sua manutenção.
Os cursos de Gestão Pública formam tecnólogos para atuar na administração de órgãos e serviços públicos das três esferas do governo – federal, estadual e municipal. Como os bacharéis em Administração Pública, eles também conhecem a legislação do setor, contabilidade e técnicas de gestão.
É o setor da empresa responsável pelo planejamento estratégico, gestão, atribuição de tarefas, coordenação, análise de dados e supervisão dos outros setores. As tomadas de decisão e direções da empresa, geralmente, se concentram nesse setor.
Os principais setores de uma empresa são:
Benefícios do sistema de gestão para empresas de serviços
A “Gestão ambiental é o campo de estudo da administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não.
O papel do gestor ambiental é de extrema importância, pois é ele o responsável pela organização de toda a política ambiental da empresa, analisando os processos que precisam ser implementados, dando suporte à equipe de profissionais, definindo as estratégias e os aportes na área de ambiental.
Esse é o conceito de Gestão Ambiental, segundo Tinoco, no livro Contabilidade e Gestão Ambiental. O gestor ambiental é responsável por estudar a relação do homem com a natureza com o objetivo de possibilitar o uso adequado dos recursos naturais de modo a preservar o meio ambiente.
O gestor ambiental é um profissional atento à relação do ser humano com o meio ambiente. Ele se preocupa com o bom uso dos recursos naturais e em reduzir os impactos ambientais produzidos pela exploração do homem. A gestão ambiental engloba três grandes áreas: econômica, social e ambiental.
Surge a ideia de gestão ambiental e sustentabilidade, que tem por objetivo principal é garantir o crescimento econômico e a preservação ambiental. ... Palavras-chave: sustentabilidade, gestão ambiental, empresas, meio ambiente.
A auditoria ambiental no gerenciamento de resíduos é uma importante ferramenta para à verificação e avaliação da situação do gerenciamento dos resíduos gerados na empresa. Além disso, confronta se a organização segue as normas e legislações pertinentes à gestão de resíduos.
As atividades empresariais ao incorporarem os princípios e práticas de sustentabilidade na gestão administrativa por meio de ferramentas de gestão ambiental contribuem na redução de custos, principalmente aqueles relacionados aos aspectos ambientais como consumo de água, energia e materiais, além da redução na geração ...