Edulcorantes são substâncias que possuem poder adoçante maior que o do açúcar comum. Podem ser naturais ou sintéticos. Edulcorantes são substâncias orgânicas, de origem natural ou sintética, que apresentam como principal característica a capacidade de adoçar alimentos e bebidas.
Adoçantes: Confira Os Melhores Tipos Para Comprar
O xilitol é extraído de fibras de frutas, vegetais e cogumelos. Acredita-se que ele é até 40% menos calórico do que o açúcar, ao mesmo tempo que tem um poder adoçante similar. ... Já a stevia, que é extraída de uma planta chamada stévia rebaudiana, tem um poder adoçante 300 vezes maior do que o açúcar.
Gabriella Rivelli Ramos, os melhores adoçantes para diabéticos são os que não possuem calorias: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia. Os que são calóricos: como a frutose, o sorbitol e o xylitol devem ser consumidos com orientação de um especialista. Abraços.
10 opções para adoçar o seu café, sem açúcar:
Xilitol
Pessoas com hipertensão arterial, que precisam controlar o consumo de sódio, devem utilizar com cuidado adoçantes como o ciclamato ou a sacarina, que possuem altos níveis deste mineral em sua composição.
Utilizado para dar sabor aos alimentos, o sal pode, se consumido de maneira desacerbada, fazer mal à saúde. No caso da hipertensão arterial, a substância é a principal vilã e o gosto que pode oferecer é o do perigo.
Feita a partir de um processo químico, a sucralose vem da cana de açúcar e é considerada um dos melhores adoçantes para forno e fogão. O preço é bom, sabor bem doce sem amargor e fácil utilização em receitas. A dose do adoçante é a mesma a de que você usaria em receitas com açúcar.
SUCRALOSE
A principal hipótese seria uma resposta compensatória do organismo ao uso do edulcorante, ou seja, se na primeira refeição reduz-se o consumo de carboidratos e energia pelo consumo do adoçante, na próxima refeição o organismo aumenta o consumo de energia vindo de outros alimentos (2).
O uso ostensivo da sucralose pode causar: Disfunções de memória. Dificuldade de concentração. Tontura, vertigens.
Quais são os efeitos colaterais dos adoçantes? O aspartame pode provocar efeitos colaterais, como dor de cabeça e alterações de humor. Além disso, o produto final de sua metabolização é o metanol, que é tóxico ao fígado.
Elas possuem frutose, que é um açúcar natural, e ainda contêm uma série de outros nutrientes positivos para o corpo. Mel, açúcar de coco e melado de cana também são opções mais saudáveis para substituir o adoçante na dieta moderadamente.
Conheça 5 mitos e verdades sobre os adoçantes